Com arquibancada lotada e animação, a quadrilhaLuar do Sertão recebeu o título de campeã da 19ª edição do concurso de quadrilhas juninas Forró & Folia. Após as apresentações, a junina empatou com aFlor de Chita, em 149,8 pontos, mas por ter recebido um décimo a mais no critério coreografia, a quadrilha do bairro do Prado foi a vencedora.
Após sete dias de apresentações, a grande final aconteceu na noite desta sexta-feira (22), no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió. Já era madrugada quando o resultado foi proclamado. A campeã vai representar Alagoas no concurso de quadrilha regional da Rede Globo Nordeste, que acontece neste domingo (24).
Leia também
VEJA O RESULTADO FINAL
1º LUGAR - LUAR DO SERTÃO: 149,8 pontos (coreografia - desempate)
2º LUGAR - FLOR DE CHITA: 149,8 pontos
3º LUGAR - SANTA FÉ: 149,7 pontos
4º LUGAR - AMANHECER DO SERTÃO: 149,6 pontos
5º LUGAR - AMOR JUNINO: 149,2 pontos
A Luar do Sertão foi aterceira a se apresentar do Prado. Com o tema "Isto é Lá com Santo Antônio", o grupo, que se apresentou no primeiro dia das seletivas, entrou em cena com o apoio de uma torcida forte e animada.
O produtor de comunicação do grupo, Nenem Cabral, destacou que a quadrilha é a maior vencedora do concurso em Maceió. Segundo ele, já foram oito vezes e no regional, da Rede Globo, foram três vitórias.
"Temos um grupo do Whatsapp para combinar tudo. Inclusive, quem mora perto vem primeiro para pegar o melhor lugar", explicou Henry Frances, integrante da torcida "Os Lunáticos" e apoiador da quadrilha desde 2010.
Nesta noite, se apresentaram as quadrilhas finalistas Amor Junino, Flor de Chita, Luar do Sertão, Amanhecer do Sertão e Santa Fé. O público, que foi prestigiar o evento, se emocionou e vibrou com cada apresentação. Para o estudante Mike Paixão, a emoção de assistir é indescritível. "Não tem explicação. Não há como descrever".
O evento é realizado pela Organização Arnon de Mello (OAM), em parceria com a Prefeitura de Maceió, a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio (Fecomércio).

Amor Junino
A quadrilha Amor Junino, do Vergel, abriu a noite da grande final. Trazendo o colorido do mundo da fantasia, com o tema "Festa Encantada", o grupo apresentou personagens bem conhecidos pelo público infantil. Para o presidente da quadrilha junina, Neném, se apresentar na final foi muito emocionante. "A emoção de ser finalista é enorme, por que entre 20 quadrilhas nós fomos escolhidos", disse.
A quadrilheira Arylane Pereira fez o papel da Cinderella e contou como foi a preparação para 2018. "Foram oito meses de ensaio. Abdicando das festas de família e dos compromissos, mas estar aqui é uma realização para mim. Meu objetivo, atualmente no mundo da quadrilha, é sempre dançar", se emocionou.

Flor de Chita
A segunda finalista a se apresentar foi a quadrilha junina Flor de Chita, do Eustáquio Gomes. Com muita energia, o grupo apresentou o tema "Da Senzala a Casa Grande: Fé, Amor e Liberdade". Para o presidente da quadrilha, Junior Pia, um dos objetivos da apresentação é conseguir o reconhecimento do público. "Esse é o momento mais esperado, que teve início meses atrás com a preparação. É o nosso segundo ano e a emoção de estar entre as 5 melhores de Alagoas é grande", disse.
Quadrilha Amanhecer do Sertão apresentou o tema "Encantos do Sol"
FOTO: Rayssa CavalcanteAmanhecer do Sertão
A quarta apresentação do dia ficou por conta da quadrilha Amanhecer do Sertão, do Benedito Bentes 2. A campeã por duas vezes do concurso de quadrilhas juninas Forró & Folia, voltou com o tema "Encantos do Sol" e novidades para o público que compareceu ao Ginásio do Sesi. "Nós trabalhamos durante seis meses para essa apresentação. Ver o público levantar e aplaudir é muito bom. Então, nós criamos um cronograma para incrementar surpresas durante as apresentações. O público sempre espera algo novo, mesmo que seja um figurino novo", destacou Bruno Melo, diretor de comunicação da quadrilha.

Santa Fé
A responsável por encerrar a noite foi a quadrilha Santa Fé, do Trapiche da Barra. Ela foi a grande vencedora da edição de 2017 e, de acordo com o vice-presidente, Davi Perdigão, o grupo trouxe o tema "Mangaiô e o Feitiço da Cabaça". "A emoção é grande. Viemos com a responsabilidade de conquistar e defender o bicampeonato e tivemos uma semana muito corrida. Ontem mesmo, véspera da grande final, tivemos um ensaio que durou até três horas da manhã", contou.