Os ambulantes que atuam na Rua das Árvores, no Centro de Maceió, começaram a ser retirados na manhã desta quinta-feira (5) do local em que comercializam atualmente. Eles serão transferidos para a antiga "Feira do Rato", no bairro da Levada. Apesar das reclamações, os comerciantes não resistiram e a mudança aconteceu de maneira pacífica, com a presença de guardas municipais e fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).
Ambulante na região há dois anos, Rita de Cássia comercializa, junto com a família, macaxeira, inhame e batata. Ela diz que o novo local de comércio não dá condições dignas de trabalho para os comerciantes."A gente não quer ir para lá por conta das condições. Lá é horrível! O movimento, com certeza, vai diminuir muito. A gente não se nega a sair, não. Só quer condições de trabalhar em um local digno", afirma.
Leia também
Já dona Júlia vende verduras e legumes na Rua das Árvores. Ela afirma que outras pessoas invadiram o calçadão do comércio e, por isso, a Prefeitura estaria retirando os ambulantes de lá. "A Prefeitura colocou a gente aqui e agora quer tirar por conta de outras pessoas que invadiram o calçadão. O erro é la dentro do Centro".

O diretor da Semscs, Adilson Bispo, disse que após a retirada, ficará terminantemente proibida a presença de ambulantes e a comercialização de produtos na região.
"Esse problema é antigo. Já são várias tentativas de retirá-los daqui, que é um dos principais corredores de transporte do Centro. Além disso, eles vendem produtos que devem estar próximos a feiras livres. Estamos aqui após meses de conversa; isso aqui é uma resistência histórica. Nesta rua, apenas 50 feirantes são cadastrados. Após a retirada deles fica terminantemente proibida a permanência de feirantes aqui".
A retirada dos ambulantes acontece após uma reunião entre eles e a Semscs na manhã desta quarta-feira. Na oportunidade, ficou decidido que os comerciantes seriam realocados para um trecho da Rua Augusta até as proximidades da Rua Francisco de Menezes, na Levada. Lá, os feirantes ficarão provisoriamente até que o projeto elaborado pela secretaria seja concluído.
