Uma vigília em prol do povo da Nicarágua foi realizada, na noite desta quarta-feira (25), no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, localizado no bairro Mangabeiras, em Maceió. Após a missa, os católicos unidos ao Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, ainda se reuniram para caminhar em uma via sacra.
Segundo Dom Antônio Muniz, a ação deve mostrar aos católicos sobre a situação do país da América Central que vive, atualmente, a maior crise política ao estar sendo perseguida pelo regime do presidente Daniel Ortega.
Leia também
"É uma vigília que segue até às 22h com orações em solidariedade para os católicos que estão morrendo e estão necessitados deste momento. Ela também irá ajudar para que o povo tome conhecimento sobre a gravidade do que está acontecendo na Nicarágua e, assim, nos possamos ajudar da forma que é possível", disse o Arcebispo.
Uma missa, rezada no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres às 17h, deu início ao evento que deu continuidade com uma pausa para uma sopa servida como jantar. Logo após, o fiéis presentes participaram de uma via sacra que seguiu até a igreja com orações ao som de músicas religiosas.
A católica da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, Glória Carvalho, de 61 anos, explicou que a vigília é um momento de unidade para interceder pelos irmãos da Nicarágua que estão sofrendo. "Estamos fazendo esta unidade com eles para que a dor deles seja a nossa. Eles são nossos irmãos. Vamos pedir a Deus que tudo se resolva por que vemos pelas fotos o quanto eles estão sofrendo", disse.

Já na igreja, após a pequena caminhada, os fiéis continuaram em oração e realizaram um minuto de silêncio pelas vítimas do regime que já atinge o número de 360 mortos.
Dessa forma, o católico do Movimento de Cusilhos de Cristandade, André Duarte, de 15 anos, ressaltou a importância da oração. "É sempre bom estar em momentos de oração, tanto aqui como em casa. Isso aqui é muito enriquecedor. Tem tanta gente que vem aqui no Satuário e começa a ser cristão", contou.
O Arcebispo Dom Antônio Muniz ainda aproveitou a noite para lembrar que no próximo domingo (29), os fiéis devem comemorar o dia do idoso. "O objetivo da noite também está com um bom grupo de pessoas que vieram hoje e estão com o propósito de celebrar o dia do idoso no domingo. Tanto a juventude como outras pessoas serão enviadas para esse trabalho."