Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Maceió deve receber mais cruzeiros na alta temporada

Até o momento, nove navios estão confirmados para aportar na capital alagoana até abril do ano que vem

Prevista para começar entre novembro e dezembro, a temporada de cruzeiros 2018/2019 traz grandes expectativas para o setor turístico em Maceió. Isto porque, além de contar com uma maior quantidade de navios e, consequentemente, de leitos, também há um aumento da procura de viajantes por cruzeiros. Até o momento, nove navios estão confirmados para aportar na capital alagoana até abril do ano que vem, um a mais do que na temporada passada. O cronograma, no entanto, ainda pode sofrer alterações.

De acordo com o Observatório de Turismo de Maceió, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), a próxima temporada de cruzeiros deve superar o número de visitantes alcançado pela temporada anterior, que trouxe para Maceió mais de 20 mil turistas a bordo de navios - um crescimento de 52% em relação a de 2016/2017. A informação foi confirmada pelo Ministério do Turismo durante a assinatura da ordem de serviço das obras de dragagem do Porto de Maceió, em março deste ano.

Leia também

Além do reaquecimento do mercado de cruzeiros, as melhorias estruturais do Porto, como a dragagem, vão contribuir para um balanço positivo ao final da temporada que se aproxima. "A dragagem portuária, além de melhorar a economia local, vai tornar o destino ainda mais competitivo em relação ao turismo náutico, que movimenta a economia local, com a geração de emprego e renda, e nos dá a oportunidade de divulgar os atrativos turísticos de Maceió, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Os cruzeiros são de muita importância para a consolidação do destino, que se mostra qualificado para atender aos visitantes", avaliou Jair Galvão, secretário municipal de Turismo.

Somente no primeiro trimestre deste ano, a administração portuária registrou mais de 9 mil desembarques, 36,65% a mais que o mesmo período do ano anterior.  O mês de março, que se mantém em crescimento na movimentação de cruzeiristas por três anos consecutivos, trouxe 7.730 turistas, um aumento de 30,61% se comparado ao mesmo mês do ano passado. O último cruzeiro da temporada 2017/2018, Costa Favolosa, chegou à capital alagoana em 17 de março deste ano com 3.653 pessoas, sendo 2.610 passageiros e 1.043 tripulantes.

Recepção aos turistas

Durante a permanência dos cruzeiros em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realiza atendimento aos visitantes com a divulgação dos atrativos turísticos da capital e distribuição de materiais informativos, como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário é instalado em uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto para recepcionar os cruzeiros durante a temporada. Além do atendimento promovido pela Semtur, os turistas são recebidos com exposição de artesanato, área de descanso, apresentações de grupos culturais e agências de receptivos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X