No mês em que se comemora o Dia do Ciclista, os usuários de bicicleta em Maceió não têm muito o que comemorar. Além da falta de ciclovias em locais estratégicos da capital, como a Avenida Fernandes Lima, vez ou outra, eles também se deparam com a invasão da faixa exclusiva por condutores de outros veículos, como motos.
De acordo com informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), de janeiro a julho deste ano, 57 condutores foram autuados por transitar nesses espaços exclusivos para os ciclistas.
Leia também
A superintendência informa que, diariamente, realiza operações de fiscalização com o intuito de coibir o uso inadequado das ciclovias. O órgão lembra que trafegar em ciclovias e canteiros centrais é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 multiplicada por 3, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A SMTT reforça que a população pode ajudar a fiscalizar essas irregularidades. Caso o cidadão flagre algo do tipo, pode fazer uma denúncia ligando para o Disque SMTT, no número 118.