Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com recursos garantidos, ordem para reforma de igreja tombada é assinada

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens será restaurada após recursos serem garantidos pelo senador Fernando Collor

Foi assinada nesta segunda-feira (17) a ordem de serviço para reforma da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, situada no município de Coqueiro Seco e que tem 218 anos de existência. Os recursos, da ordem de R$ 1.592.000, foram garantidos pelo senador Fernando Collor junto ao Governo Federal e repassados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos devem começar dentro de 15 dias e durar cerca de dois anos.

A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens não passa por uma reforma há seis anos. Ela é de grande importância para o estado, sendo a única no estilo Barroco Rococó de Alagoas. Enquanto a obra estiver em execução, as missas passarão a ser realizadas na Igreja de São Pedro, que pertence à colônia de pescadores do município.

Leia também

Conforme a presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, durante a reforma, a igreja vai passar por um restauro não só de sua parte estrutural, mas também dos elementos artísticos integrados. Ela destaca a importância do templo para o patrimônio não só alagoano, mas brasileiro.

"A igreja foi reconhecida e tombada como patrimônio. Ela faz parte da história da arte sacra do Brasil. É um momento muito simbólico e importante e nós temos a obrigação e o dever de protegê-lo. O Iphan, em parceria com a Prefeitura de Coqueiro Seco, fez todos os esforços para elaborar o projeto para conseguir a liberação dos recursos. A igreja realmente precisa. É um tesouro inestimável do qual não podemos descuidar em hipótese alguma", ressaltou.


			
				Com recursos garantidos, ordem para reforma de igreja tombada é assinada
FOTO: Patrícia Mendonça

Representando o senador Fernando Collor na assinatura da ordem de serviço, Ada Mello contou que, há quatro anos, foram conseguidos recursos em Brasília para recuperação da igreja, mas o Governo do Estado se negou a fazer a reforma e o dinheiro foi devolvido. Agora, ela retornou a Brasília e reativou o projeto, conseguindo a liberação do dinheiro.

"Os recursos foram conseguidos no Iphan Brasília, como apoio do senador Fernando Collor. Estivemos lá há quatro anos, levamos o projeto, conseguimos o recurso e trouxemos o valor para o governo do estado, que se negou a executar a obra e devolveu o dinheiro ao Iphan. Quatro anos depois eu retornei e reativamos o projeto, refizemos o orçamento e os recursos foram depositados. O senador Fernando Collor tem um amor muito grande por Coqueiro Seco. Ele já frequentou muitas missas aqui na cidade e, inclusive, trocou os bancos da igreja antes mesmo de a restauração acontecer", relata.

"A recuperação do patrimônio religioso, cultural e histórico de Alagoas é muito importante", completou Euclides Mello, que também representou o senador na solenidade.

O superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, destacou como uma das peças mais interessantes do templo católico a existência de uma imagem de São José na qual o Menino Jesus não está em seus braços, mas em pé, em tamanho natural, o que para ele é algo muito raro. Ele ressalta ainda que a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens é o 8º patrimônio isolado tombado de Alagoas.


			
				Com recursos garantidos, ordem para reforma de igreja tombada é assinada
FOTO: Patrícia Mendonça

"Nós estamos felizes porque é um sonho não só da comunidade local, mas de toda nossa arquidiocese, de toda a igreja, para que nós possamos devolver a beleza e também dar a comunidade a oportunidade de experimentar o seu patrimônio de forma integral, então a gente está feliz, querendo e desejando que esta obra seja executada da melhor forma possível para que esse sonho seja realizado", destacou o monsenhor José Augusto, que representou o arcebispo na solenidade de assinatura da ordem de serviço.

Participaram da solenidade de assinatura os representantes da igreja, da Construtora RC Restauração e Construção - que será responsável pela obra - do senador Fernando Collor, do Iphan, além de políticos locais.


			
				Com recursos garantidos, ordem para reforma de igreja tombada é assinada
FOTO: Patrícia Mendonça

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X