O projeto Relix, que discute a sustentabilidade com ações de arte, educação e tecnologia, está de volta a Alagoas, acumulando dados positivos e trazendo novidades. Depois de passar por todo o estado em 2016, o projeto patrocinado pelo Sesi-AL tem sua estreia em 2018 acontecendo nesta terça-feira (24), com um espetáculo inédito em Maceió: o Oceano - uma provocação artística que leva o espectador à incrível experiência de estar no fundo do mar.
E este mar não deveria estar assim: cheio de lixo e poluição. O Relix abre a sua extensa programação da nova temporada trazendo, então, o questionamento principal que permeia todo o projeto: por que não cuidamos devidamente do meio ambiente? O oceano, que tem em cena bonecos e atores, fica instalado em uma caixa cênica montada na Praia de Pajuçara, com sessões às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Cada sessão comporta 100 pessoas, e alunos de escolas públicas do Estado serão convidados especiais.
Leia também
Os números do primeiro Projeto Relix no estado são bastante positivos. Desde a primeira passagem, o cenário da cadeia produtiva de reciclagem mudou bastante. O projeto impulsionou a assinatura do convênio da Prefeitura de Maceió com as cooperativas da capital, dando início à coleta seletiva em 11 áreas da cidade. Esta coleta é feita com os caminhões e com as ecobicicletas doadas pelo Relix.
De 2016 para cá, o número de cooperativas legalizadas mais que duplicou, saindo de 14 para 29 as que enxergaram na legalização uma oportunidade para se candidatar a receber a bicicleta do projeto. Alagoas foi o primeiro estado do Norte /Nordeste e o terceiro do Brasil a fechar oficialmente todos os lixões, atendendo à lei que se tornou um dos motivos da criação do projeto.
O Relix Alagoas 2018 realizará 30 apresentações do Oceano e 110 apresentações do Espetaculix (peça original do projeto), além da doação de 25 bicicletas e da exposição Relixx - A Força Cromossômica Feminina por uma Vida Sustentável, reunindo fotos de mulheres catadoras de AL, PE e PB.
"Voltar com números é animador e desafiador. Voltamos a Alagoas cheios de vontade de que estes números cresçam ainda mais, para que deixemos nossa semente mais importante: a consciência da reciclagem. Para manter a saúde do planeta, temos que estar juntos nesta corrente de diminuição de consumo, da logística reversa e da coleta seletiva. O ato de reutilizar, por exemplo, é muito generoso. A gente acaba por descobrir novas possibilidades", diz Lina Rosa, idealizadora do projeto Relix, que assina também a criação e direção de projetos como o Sesi Bonecos e o Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito).
ESPETACULIX
A chegada do projeto Relix às escolas públicas do estado é sempre impactante e marcada pela apresentação do Espetaculix, peça original do projeto que utiliza o teatro de formas animadas, seis atores e muita música para contar de forma lúdica e educativa uma história sobre pessoas comuns que se tornam heróis da sustentabilidade, despertando o interesse das crianças e jovens pelo tema. As apresentações são acompanhadas da distribuição de 24 mil unidades da Quadrinholix, cartilha ilustrada pelo artista paraibano Shiko, e de 50 conjuntos de lixeiras seletivas - entregues às escolas.
CICLOLIX
Em cada escola e indústria por onde passar, o Relix também vai expor a Ciclolix, a bicicleta coletora, com resíduo reciclado limpo, que levará o espectador a conhecer e refletir sobre uma nova e adequada consciência sobre a lei do Aterro Sanitário, sobre a importância dos catadores de lixo, sobre a reciclagem, sobre a logística reversa e, sobretudo, sobre a urgente necessidade de redução do lixo gerado por cada indivíduo.
Cada instituição envolvida vai firmar um acordo de colaboração com a cooperativa de catadores mais próxima geograficamente, para que o lixo tenha destinação adequada.
Em Alagoas, novas 25 unidades das Ciclolix serão entregues às associações de catadores de todo o estado. Além disso, os catadores receberão um kit que inclui bolsa, chapéu com proteção para a nuca e camisa UV - para proteger o trabalhador do sol -, par de luvas, trava de segurança e bomba de calibragem.
SERVIÇO:
Projeto Relix - Alagoas
Espetáculo Oceano
Praia de Pajuçara
De 25 a 28 de setembro
Sessões diárias: 08h, 9h, 10h, 11h, 15h e 16h
Capacidade: 100 pessoas
Os estudantes serão transportados em ônibus do projeto.