Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Estudantes do Ifal criam placas de energia solar para barracas de praia

Invenção permite carregar celular, caixas de som nos guarda-sóis que ficam instalados na areia

Uma invenção um tanto útil nos dias de hoje para uma geração que vive conectada a tudo. Juntar sol, praia e mar com a tecnologia foi a ideia de quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que criaram e estão instalando placas de energia solar sustentável nos guarda-sóis que ficam nas areias da praia em Maceió. A ideia é fruto de uma parceria dos alunos de eletrotécnica com um comerciante que aluga cadeiras e sombreiros na orla da capital.

"Inicialmente, estudamos as necessidades dos barraqueiros, dos prestadores de serviço da orla, e fizemos pesquisas e dimensionamos a placa de acordo com as necessidades deles", disse o estudante de eletrotécnica Jarllan Ferreira.

Leia também

As placas estão em teste há dois meses. Em dias de sol forte, elas conseguem produzir a capacidade máxima de energia, que é o suficiente para manter o celular ou as caixinhas de som carregados o tempo inteiro enquanto se está na praia.

"Eu preciso colocar de manhã e retirar de tarde. E as placas, para funcionarem 100%, é a partir das 9h, quando a irradiação do sol está mais forte. Até as 15h eu consigo mantê-la 100%", esclareceu o comerciante e parceiro Erisvaldo Nascimento.

A energia limpa vem de painéis solares de 20 centímetros, que ficam grudados na parte de cima do guarda-sol. A ideia de gerar energia na praia de forma sustentável surgiu no laboratório do curso de eletrônica do Ifal.

A solução agradou quem não consegue ficar longe do celular nem mesmo na praia. "Às vezes o celular descarrega na praia e a gente precisa tirar uma foto", disse a advogada Daniele Borner.

"Pra mim, foi uma surpresa! Eu não esperava nunca chegar aqui em uma barraca e encontrar uma tecnologia que permite carregar o seu celular. Encontrar esse serviço foi excelente", afirmou o jornalista Silvio Teles.

A ideia está dando tão certo que os estudantes já pensam em ampliar o projeto até o final do ano. "A gente está querendo saber o que pode melhorar ainda no projeto para poder agregar e daqui pra dezembro estar com esse protótipo pronto para poder expandir por toda a praia e quem sabe até por todas as praias do Nordeste", explicou o estudante Rinaldo Matheus.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X