Apenas da Escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), cerca de 500 alunos do 3º ano do ensino médio estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quarta-feira (31), uma parcela desses alunos participou de um aulão preparatório que abordou temáticas multidisciplinares de Linguagens e Ciências Humanas, áreas do conhecimento que serão avaliadas no próximo domingo (4), primeiro dia do Exame.
Ao longo desta semana, os aulões estão acontecendo em diversas unidades de ensino do estado, sejam elas públicas ou privadas, e atraindo centenas de estudantes que veem neles a oportunidade de revisar conteúdo e adquirir novos conhecimentos antes da prova.
Leia também
No estado, a orientação foi para que cada escola realizasse seus próprios aulões. "A participação da Secretaria este ano foi através da confecção de um livrão com todos os componentes e que foi dado a todas as gerências para distribuir nas escolas para que elas pudessem trabalhar com dicas, questões comentadas e todos os conteúdos", informou Lilian Rosateli, supervisora das práticas pedagógicas e organização do currículo escolar da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).

Ele ressalta que a oportunidade para ele e para os alunos da rede particular de ensino é a mesma, basta saber aproveitar. "Eu acho que tenho a mesma condição de uma pessoa que estuda na escola particular. Isso depende de cada aluno. Você não precisa esperar pelo professor, precisa procurar os próprios estímulos. Tem várias oportunidades e aulões para todo tipo de público", avalia Pedro Henrique.
Um dos grandes problemas durante o processo de aprendizado, segundo professores e especialistas, é a ansiedade. "Tenho conversado com eles para evitar a insegurança no momento da prova. A gente conversa pra transmitir calma, muitos têm problema de ansiedade e até mesmo no simulados dentro da aula ficam nervosos. Isso acaba atrapalhando o desempenho deles durante o processo", explica a professora de Língua Portuguesa, Delany Checristine.

No Enem de 2017, cerca de 200 alunos da Escola Estadual Moreira e Silva conseguiram ingressar no ensino superior após fazerem o Enem. Este ano, 500 alunos da escola tentam entrar em universidades. Na escola, os aulões devem acontecer até os dias antecedentes à última prova do exame, que será no dia 14 de novembro, com avaliação das áreas de Ciências da Natureza e Matemática.