Auditores fiscais do Ministério do Trabalho em Alagoas embargaram, nesta terça-feira (13), as obras na UTI Neurológica e da Odontologia do centro médico conhecido como Hospital dos Usineiros. De acordo com a assessoria do MTE, a paralisação ocorreu por uma série de irregularidades que colocavam em risco a segurança dos operários.
Entre as falhas encontradas estavam a ausência de proteção contra quedas e a falta de isolamento nos canteiros, permitindo que qualquer pessoa tivesse acesso à obra e que possíveis materiais de construção pudessem atingir a pessoas e veículos (inclusive ambulâncias).
Leia também
Os andaimes também ofereciam riscos por serem fixados sobre sapatas improvisadas ou amarrados de maneira inadequada. Os equipamentos não tinham sistema de guarda-corpos nem rodapé.
De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, os funcionários não atuavam com equipamentos de proteção adequados à atividade e não receberam treinamento admissional. As instalações elétricas não possuíam aterramento de proteção nem foram submetidas as inspeções ou medições periódicas.
A empresa responsável pela obra tinha até o dia 8 para enviar as justificativas, mas não se manifestou. A obra permanece embargada até que as irregularidades sejam corrigidas.