Os "Versos Populares" darão o tom à primeira edição da Feira Literária de Arapiraca (Fliara). O encontro segue até domingo (18), no corredor cultural da praça Luís Pereira Lima.
Realizada pelas Secretarias Municipais de Cultura, Lazer e Juventude e de Educação e Esporte, a feira contará com mesas como a 'Escrevendo Arapiraca', com Zé de Quinô, Milene Lima e Marta Eugênia e 'A produção cultural e o fomento literário no cenário nacional', com Jurandir Valença e Regina Barbosa. As literaturas alagoanas também ganham destaque.
Leia também
A programação conta ainda com música e literatura, com Wado, Luciano José e Igor Machado.
Com atenção voltada para as crianças e à formação de público para a leitura, a feira literária terá em sua programação a "Fliarinha", que contará com oficinas de contação de histórias infantis e o "Piquenique Literário" com criações de autores arapiraquenses como Milene Lima, Zé de Quinô e Cartuxo.
"Ao longo do processo de construção, a gente teve a consciência de que teria que ser uma feira, transformada em festa literária, além de criar identificação com a feira livre do município. Serão quatro dias de muita literatura. A ideia é que a gente estimule nos pais e filhos à atividade da leitura. Arapiraca hoje tem muitos escritores que estão produzindo para além das academias, como a Academia Arapiraquense de Letra de Artes (Acala), mas de forma pessoal e individual. Outra boa surpresa é que diversos voluntários se apresentaram para participar e ajudar na feira", pontua Rosângela Carvalho, secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude.
A gestora da pasta da cultura destaca que a Fliara surgiu de projeto idealizado pelos autores Marta Eugênia e Igor Machado e, embora com recursos limitados e bancados pela prefeitura do município, o evento, antes mesmo de sua realização, já tem atraído interesse de instituições de outras localidades em busca de informações, para replicarem eventos literários em suas cidades. "Um dos interessados é Delmiro Gouveia, onde contaremos com um grupo ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que deve visitar a feira em busca de exemplos para implementarem na cidade sertaneja", assegura Rosângela Carvalho.
Além da praça Luís Pereira Lima, a Fliara deve ocupar ainda espaços na Casa da Cultura, Escola de Artes e Museu Zezito Guedes, neste último onde acontecerá a exposição "Arapiraca e Região em Arte", com obras dos pintores Cícero Brito, Cícero Dário Vieira, Dija Florentino, Evoneide Lima, Edimário Calixto, Giovanna Fonseca, Laércio Moreno e Gerzun Lopes. No desenho, a mostra terá criações de Aldiclício dos Santos, Júnior Kowalski, Milena Carolinne, Rafael Limae Roberto Vieira e ainda esculturas de Daniele Marques, Jackson Lima e Aderval Mariano.
Na noite de encerramento, no domingo, a feira literária ganhará ar musical com shows do cantor e compositor Wado e da banda arapiraquense Gato Negro.
Veja a programação:
Sábado - 17/11
16h - Escrevendo Arapiraca, com Zé de Quinô, Milene Lima e Marta Eugênia
18h - A produção cultural e o fomento literário no cenário nacional, com Jurandir Valença e Regina Barbosa
20h - O cotidiano como espaço da escrita, com Maitê Proença e Breno Airan
Domingo - 18/11
16h - As literaturas alagoanas, com Nilton Resende, Milton Rosendo e Bruno Ribeiro
18h - Música e literatura: lirismo presente, com Wado, Luciano José e Igor Machado
20h - Apresentação musical: Wado e Gato Negro
Banca do Café: João Cabloco Linho
17h às 20h - Convivência, lançamento de livros e performance (todos os dias)
Fliarinha
14h às 18h - Eixos voltados ao público infantil, com oficinas e contação de histórias (todos os dias)
Piquenique Literário
15h às 18h - Vivência literária e contação de histórias com Joelma Araújo (todos os dias)
Banca dos Livros
14h às 22h - Mostra e venda das editoras convidadas (todos os dias)
Casa da Cultura
14h às 19h - Oficinas Literárias e Visitações a Biblioteca (todos os dias)
Banca Leia Mulheres
17h às 20h - Mostra "A noite não adormece nos olhos das mulheres", uma homenagem à autora Conceição Evaristo (todos os dias)
Banca do Senac
14h às 22h - Atividade literárias e venda de livros (todos os dias)
Biblioteca itinerante do Senac
14h às 22h - Atividade literárias (todos os dias)
Banca do Artesanato
14h às 22h - Feira com símbolos culturais de Arapiraca (todos os dias)