O Programa Ronda no Bairro, da Polícia Militar (PM), realiza, na manhã desta segunda-feira (19), na Praça dos Martírios, no Centro da cidade, em Maceió, ações sociais, como corte de cabelo, testes de saúde e atividades lúdicas para a população carente. Mais de 500 pessoas de várias regiões da capital devem ser atendidas.
Apesar de as equipes terem como foco comunidades carentes, qualquer pessoa pode participar da ação. De acordo com o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Silva, o programa tem o objetivo de aproximar a sociedade da Segurança Pública e levar ações sociais para os bairros atendidos pelos policiais.
Leia também
"O Ronda não é apenas um programa de policiais que percorrem os bairros; ele carrega, em si, ações sociais de cidadania, levando muito mais que segurança. Hoje, nossa expectativa é atender mais de quinhentas pessoas ao longo do dia", afirmou o coronel.

As diversas ações de cidadania proporcionadas à população, de forma gratuita, das 8h às 12h, são corte de cabelo, serviços de aferição de pressão arterial, de glicose, aplicação de flúor, ensino correto da escovação de dentes, pintura no rosto para crianças e atividades físicas. Já houve ações semelhantes no bairro do Jacintinho e no Corredor Vera Arruda, na orla de Jatiúca.
Para a realização do evento, a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro firmou parcerias com a Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Educativas (Sumese) e dos Anjos da Paz, e com o Laboratório Nabuco Lopes.

Geane Evaristo, de 54 anos, agricultora, foi uma das que realizaram exame de saúde na ação social. Ela aferiu a pressão e fez teste de glicemia. "Graças a Deus, não deu nada. Sempre que posso, faço meus exames e me cuido. Ações assim são importantes, pois não devemos procurar atendimento quando estamos doentes, temos que ir sempre".