Milhares de pessoas subiram a Serra da Barriga na manhã desta terça-feira (20) para homenagear aquele que virou símbolo da resistência e da liberdade: Zumbi dos Palmares. As festividades alusivas ao Dia da Consciência Negra tiveram início ainda de madrugada e seguiram durante o resto do dia em União dos Palmares.
Para Mãe Neide, a data não só é importante para o povo negro, mas sim para toda humanidade, porque Zumbi lutou pela liberdade de todos.
Leia também
"É uma data em que celebramos a liberdade de um povo que sofreu com a escravidão, mas também temos que celebrar porque ela foi simbólica para toda a humanidade. Zumbi tornou-se símbolo de toda e qualquer luta contra a escravidão, de resistência", disse.
Mãe Neide é idealizadora de um projeto social que realiza ações com jovens de União dos Palmares, oferecendo-os oportunidades de trabalho.
Para o governador em exercício, Luciano Barbosa, a iniciativa de Zumbi foi precursora da luta pela liberdade mundial, pois quando houve a luta dos quilombos, ainda não havia acontecido a Revolução Francesa.