Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Academia Quitundense de Letras empossa seus primeiros sócios efetivos

AQL é a primeira instituição intelectual, literária e cultural de São Luís do Quitunde

A primeira solenidade da recém-fundada Academia Quitundense de Letras (AQL) foi realizada no último sábado (17), em São Luís do Quitunde, Região Norte de Alagoas. A cerimônia aconteceu na histórica Escola Estadual Messias de Gusmão e teve início com a execução do hino da cidade entoado pelo cantor e compositor Tadeu Barbosa.

A solenidade teve como intuito dar posse aos primeiros sócios efetivos da AQL: o filósofo e professor Anobelino Martins da Silva; o advogado e ensaísta Isaque Rafael da Silva Santos Lins; o padre e historiador Alex Sandro da Silva; o jornalista e repórter Abidias Martins da Silva; a poetisa e professora Josélia Nascimento da Silva; o compositor e professor Tadeu Barbosa dos Santos; o padre e poeta Elison Silva Santos; a pesquisadora Estéfane Carvalho do Nascimento; e o roteirista e professor Antônio Nascimento da Silva.

Leia também

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente da Federação das Academias de Letras do Estado de Alagoas e presidente da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC), Moezio Vasconcellos; a presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste e do Grupo Literário Alagoano, Nara Sá; representantes da Academia Alagoana de Cultura e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), regional de Alagoas; além de autoridades do município, familiares, amigos e a população em geral.

Patronos

Foram nove cadeiras ocupadas e cada uma tem como patrono e patronesse escritores e escritoras quitundenses, cujas obras foram além das fronteiras do município e do Estado e agora serão divulgadas, pesquisadas e trabalhadas com toda a comunidade do município. Os recém-empossados têm pela frente o dever de cuidar da literatura e cultura da cidade.

Durante a cerimônia de posse, houve a entrega de diplomas de Convidado de Honra e cada homenageado recebeu exemplares das obras dos escritores quitundenses, Padre Elison Silva e Padre Alex Sandro. Houve ainda duas apresentações musicais com a imortal da Academia Alagoana de Cultura Maria Madalena.

Fundação

A Academia Quitundense de Letras foi fundada pelos escritores Anobelino Martins da Silva e Isaque Rafael da Silva Santos Lins. A assembleia de fundação da AQL aconteceu no dia 6 de agosto. A primeira reunião ordinária aconteceu na noite do dia 18 de agosto 2018, na Biblioteca Municipal de São Luís do Quitunde.  A AQL é a primeira Academia intelectual, literária e cultural do município, depois de 126 anos de sua emancipação política.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X