Funcionários do setor de saúde fizeram uma greve de advertência nesta segunda-feira (26) para protestar contra a demissão de 43 pessoas no Hospital Unimed, ocorrida na última sexta (23). Todos os demitidos são da área de nutrição da unidade hospitalar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados da Saúde, Chico Lima, a empresa não comunicou previamente sobre a intenção em demitir os funcionários. A Unimed teria dito, posteriormente, que a intenção era terceirizar o setor.
Leia também
"Já acionamos o Ministério Público do Trabalho sobre a demissão em massa e, se não houver suspensão dessas demissões, vamos convocar uma assembleia para deliberar uma greve geral", ressaltou ele.
O presidente do sindicato apontou ainda que alguns terceirizados tiveram seus serviços suspensos após a mobilização.
"Não questionamos a qualidade de ninguém, mas nutrição hospitalar é algo muito sério. Não é qualquer pessoa que pode fazer isso por conta das particularidades. Se a empresa terceirizada fosse direitinha, eles não teriam suspendido a atividade de alguns".
Por meio de nota, a Unimed informou que a decisão de contratar uma empresa de prestação de serviço de Nutrição foi adotada após estudos e planejamento. Disse também que atendeu a todos os preceitos legais e trabalhistas.
Confira na íntegra:
NOTA
"A Unimed Maceió - entidade privada do segmento de saúde - informa que a contratação de uma empresa de prestação de serviço de Nutrição para o Hospital Unimed foi uma decisão de gestão, baseada em estudos, planejamento e pesquisa de mercado. Foi escolhida a empresa DG Refeições Coletivas, que atua nos Estados de Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro, com experiência no segmento. A decisão técnica seguiu tendência e parâmetros reconhecidos nacionalmente, tendo como foco eficiência, sustentabilidade do negócio e qualidade do atendimento.
O processo, decorrente de decisão conjunta da direção do Hospital Unimed e da direção da operadora, alinhada ao Planejamento Estratégico da instituição, atendeu todos os preceitos legais e trabalhistas.
A Unimed entende que mudanças, mesmo quando planejadas e com visão de resultados, podem gerar desconforto. E garante a melhoria da qualidade desse serviço aos beneficiários".