Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

CGU reafirma Maceió entre as capitais mais transparentes do Brasil

Capital alagoana ainda conseguiu ser a segunda maior entre as nordestinas e a sexta entre as brasileiras

A Escala Brasil Transparente (EBT) apresentada, nessa quarta-feira (12), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) manteve a cidade de Maceió, com nota 9.42, entre as capitais mais transparentes do país. De acordo com o levantamento da CGU, a capital alagoana conseguiu a maior pontuação no Estado, a segunda maior entre as capitais nordestinas e a sexta entre as capitais brasileiras. A CGU abriu prazo até 28 de dezembro para contestação da nota e Maceió deverá pedir correção, já que em alguns casos houve equívoco de avaliação.

O levantamento foi feito em cidades com mais de 50 mil habitantes e neste ano ampliou os critérios para incluir a transparência ativa, isto é, quando se publica a informação sem a necessidade de solicitação.

Leia também

O secretário municipal de Controle Interno, Neander Teles, explicou que essa mudança fez com que Maceió perdesse 58 décimos, mas que vai buscar a reavaliação. "Se não chegarmos a 10, dado que nenhuma cidade ou Estado alcançou a nota máxima, vamos chegar perto, porque alguns itens não foram considerados", afirmou.

Neander Teles considera a EBT uma referência importante para o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência em Maceió. Neste ano, a Prefeitura modernizou o Portal da Transparência e implantou o Portal de Serviços e a Ouvidoria, e planeja novos mecanismos para ampliar o controle social da gestão. Em 2018, a Prefeitura de Maceió respondeu 535 solicitações de informação pelo Informa Maceió, que atende à Lei de Acesso à Informação. "Observamos, na escala apresentada agora, que o atendimento na transparência passiva manteve a qualidade atestada nas outras verificações e que mudanças apontadas neste relatório são pontos de melhoria a serem considerados no nosso portal. Vamos avançar", complementa Neander Teles.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X