Toneladas de lixo são descartadas semanalmente pela população no Campo do Marituba, no conjunto Salvador Lyra. Na manhã desta terça-feira (25), a região amanheceu repleta de dejetos descartados de maneira irregular e, sem aguentar o problema, um morador fez a denúncia àGazetaweb,além de um apelo à Prefeitura de Maceió.
Para o internauta Rubens Martins, morador do bairro há mais de 30 anos, a solução é simples: a instalação no local de um Ecoponto - um equipamento destinado a receber pequenos volumes, de até 1 metro cúbico, de resíduos de construção civil, restos de poda e material volumoso, como móveis e eletrodomésticos em desuso, já implantado pela prefeitura na Pajuçara e no Dique Estrada.
Leia também

Rubens disse que o lixo é descartado pela própria população que reside na região, principalmente por carroceiros, e que comumente a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) realiza a limpeza, mas quando acontece atraso na coleta rapidamente o lixo torna-se um montante de toneladas.
No Campo do Marituba, há colchão, vaso sanitário, sofá, armário e restos de construção. Além disso, dois bueiros também estão entupidos devido aos dejetos sólidos, com água parada, sendo um ponto de proliferação de mosquitos.
"Situação parecida acontecia no fundo Campo Cleto Marques Luz, localizado aqui perto, mas a população plantou árvores no local, evitando que os carroceiros e moradores coloquem lixo e o problema foi resolvido. A prefeitura deve instalar o Ecoponto aqui e plantar árvores", disse o morador. "Até a calçada, que não é pavimentada, está tomada pelo lixo, o que obstrui o passeio público, é revoltante", ressaltou Rubens Martins.

Por meio de nota, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou que a coleta de lixo na região é realizada de forma regular e que o Campo do Marituba é um ponto de lixo crônico que já faz parte do mapeamento de coleta diária. Quanto à instalação do Ecoponto, a superintendência disse que oito novos equipamentos estão sendo viabilizados para o próximo ano e que um deles está previsto para a região administrativa do conjunto Salvador Lyra.
Nosite da prefeitura é possível ver os dias e horários que os carros de lixo passam em cada bairro da capital para realizar a coleta. Para mais informações, também é possível entrar em contato com o Disque-Limpeza: 3315-2600.
Confira a nota na íntegra:
A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informa que o acúmulo do resíduo no Salvador Lyra é proveniente do descarte irregular realizado por carroceiros e moradores do entorno. A coleta na região é regular e, em relação ao Campo do Marituba, trata-se de um ponto de lixo crônico que já faz parte do mapeamento de coleta diária. A Slum lembra que, para demandas como esta, a população pode acionar o órgão por meio do número ?0800 082 2600? ou pelo Whatsapp (82) 98802-4834. Nos dois canais o cidadão pode realizar a denúncia de descarte irregular e também solicitar a coleta de lixo volumoso, serviço que é disponibilizado pela Slum para recolher resíduos inservíveis, a exemplo de móveis velhos. Quanto à instalação de um Ecoponto, a Slum acrescenta que oito novos equipamentos estão sendo viabilizados para o próximo ano, um deles previstos para a região administrativa onde está situado o conjunto Salvador Lyra.