Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Mercedes tentou estrear sistema inteligente "DAS" em 2019, mas FIA vetou

Diretor técnico da equipe alemã, James Allison revela que primeira versão do sistema envolvia uma alavanca no volante e que por isso foi vetado

O sistema introduzido pela Mercedes nos testes de pré-temporada de 2020, chamado de DAS (direção de duplo eixo, em português) deveria ter sido introduzido no ano passado, mas acabou vetado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pela forma como era acionado em sua primeira versão - através de uma alavanca. A informação foi revelada durante uma sessão de perguntas e respostas com James Allison, diretor técnico da equipe alemã.

- Foi realmente bem difícil (fazer o sistema funcionar). E para ser honesto, tentamos introduzir em 2019. Levamos a ideia para a FIA e mostramos a eles, explicamos por que achávamos que era legal. Mas eles não gostaram muito da forma que fizemos, porque o segundo eixo era acionado através de uma alavanca no volante, em vez do movimento atual (todo o volante se move para frente e para trás). Eles falaram para mudarmos para o que é hoje, mas eu acho que disseram isso por acreditar que seria muito difícil e que desistiríamos...

Leia também

A Mercedes nunca explicou com detalhes no que consiste o sistema, mas pelo que disse em Barcelona, o DAS auxilia na manutenção da temperatura dos pneus, que cai vertiginosamente nas retas, e não atua como dispositivo aerodinâmico, o que seria proibido pelo regulamento. E apesar de ter sido aprovado para 2020, o sistema será ilegal a partir da próxima temporada.

De acordo com o site Motorsport.com, não se sabe se a proibição no novo regulamento já estava determinada previamente ou se foi uma reação da FIA às intenções da Mercedes de desenvolver o sistema para a temporada 2020.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X