Gestão midiática. Presente de grego. Marketing bonito. Carros locados parados. Foi assim que o deputado estadual Cabo Bebeto (PSL) definiu a gestão do governador Renan Filho (MDB). As reflexões do deputado foram divulgadas nas redes sociais e ganhou o apoio de internautas. Elas aconteceram um dia após a decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) determinando a suspensão das promoções de aproximadamente 1.200 militares.
Em entrevista à Gazetaweb, o deputado disse que, na tentativa de manter um diálogo com o governador Renan Filho, já enviou 10 ofícios, mas que nunca foi atendido. "Historicamente, os militares são uma parcela do funcionalismo público severamente desprestigiada em termos de direitos humanos, sofrendo diversas restrições, sendo, na prática, verdadeiros cidadãos de segunda categoria. De todos os ofícios, nunca nem sequer recebi um não. Foram todos arquivados", afirmou.
Leia também
No vídeo, Cabo Bebeto reforça que "vindo desse Governo, nada de ruim é surpresa" e que "é uma pena".
"A desculpa é a de controlar as despesas públicas. Por que não controla viajando menos? Locando menos? Vamos fazer o seguinte, cidadão, passe na porta de qualquer quartel e veja a quantidade de viaturas paradas, sobrando. Todo mês o Estado paga sem está usando. E é um estado que mostra números vitoriosos, mas quando é para melhoria, ele alega que está no topo da lei de responsabilidade fiscal e acaba sobrando para o peão", continuou, em outro trecho do vídeo.
Além disso, o deputado defendeu ainda que, "é preciso dizer que a própria estrutura militar necessita de um fluxo regular de promoções, para que o serviço se realize de forma eficiente".
Ele continua acrescentando que a segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão e deve ser prestada com a máxima qualidade possível.
"Ontem, nós recebemos esse presente de grego desse governador [Renan Filho], que só pensa no povo e faz de tudo de bom para o povo. Como se os militares não fossem cidadãos, fossem à parte da sociedade. Tudo é política. Fica o presente de grego para os policiais e bombeiros militares", desabafou.
Sobre a redução dos índices de criminalidade do Estado, amplamente divulgada pelo Governo Renan Filho, o deputado destacou que tem como protagonistas os profissionais da área, e não é desprestigiando parte significativa dos profissionais, que o Estado irá continuar avançando no combate à criminalidade.
"Toda segurança pública tem sofrido e muito nesse Governo. Ele [Renan Filho] tem feito uma gestão midiática. Um marketing bonito para o cidadão. Mas esquece do cidadão que é funcionário, e a gente tem pago muito caro. Agora, até na justiça ele interfere e traz esse prejuízo para todo mundo", disse, acrescentando que está vendo como vai agir com a assessoria jurídica.
Nas redes sociais, internautas reagiram positivamente às reflexões do deputado. Um internauta disse: "Moro próximo ao 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e vejo muitas viaturas paradas". Outro afirmou: "Ele [o Governo] está acostumado a tirar onda com a cara das pessoas".

