Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Mesmo com quarentena, Mercado da Produção fica lotado nesta quarta-feira

Imagens flagraram grande fluxo de pessoas transitando no local, na manhã de hoje; Semtabes tem se mobilizado para conter aglomeração

A notícia de queAlagoas possui a pior taxa de isolamento social do Nordesteapenas constata um fato que é facilmente percebido, ao menos, pelos moradores de Maceió: muita gente não tem respeitado o Decreto Emergencial,renovado até o próximo dia 20. Imagens recebidas pelaGazetaweb,na manhã desta quarta-feira (8), comprovam a situação, desta vez, no Mercado da Produção, no bairro da Levada. Consultada, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informou que está se mobilizando para controlar o fluxo.

Em meio a uma pandemia global causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as imagens geram preocupação ao flagrarem uma área de 14 mil metros quadrados com 1.478 boxes, que, naturalmente, emprega 10 mil pessoas direta ou indiretamente, com tamanha aglomeração. O risco é grande para a Saúde pública.

Leia também

AGazetawebconversou com o diretor de Abastecimento do Mercado, Jerson Santos, que afirmou já haver uma mobilização por parte de sua equipe para conter o cenário. "Nós já estamos mobilizando uma equipe para intervir, ver a melhor maneira de conter a situação. Agora, precisamos que a população faça a parte dela, que é justamente não se aglomerar. A gente vê que não é só no Mercado, não, muitas pessoas têm se aglomerado na porta dos bancos para receber, não tem necessidade disso. É uma questão de educação, todo mundo já sabe do risco, como tem que se prevenir, e a gente precisa que a população abrace isso com mais vontade", defende o diretor.

Santos também destaca que o local reforçou a limpeza por causa do novo coronavírus. "Já existia uma limpeza diária, que foi intensificada, e, nesse período da pandemia, está sendo feita uma lavagem geral duas vezes por semana e uma limpeza diária com a desinfecção das áreas".

A Semtabes, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, explicou que o movimento cresceu no Mercado da Produção por causa da Semana Santa, mas esclareceu que tem agido para evitar a aglomeração de pessoas.

Nota

"A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária - Semtabes, tem especial cuidado em dar cumprimento às medidas de prevenção determinadas pelo Decreto Nº 8.864 de 06/04/2020, que objetivam minimizar os efeitos da pandemia do COVID-19 no âmbito do município de Maceió.  

Dentre essas medidas, estão o controle de acesso aos mercados públicos, importantes centros de abastecimento de mercadorias e gêneros alimentícios essenciais ao cotidiano das pessoas. Com o período da Semana Santa, o movimento nos mercados públicos já indica e exige maior atenção para evitar a aglomeração de pessoas que se dirigem aos centros de compras. 

Dessa forma, a Diretoria de Abastecimento está implementando controles de acesso conforme as particularidades de cada mercado. Em mercados de instalações físicas menores, o controle de acesso de pessoas já acontece na entrada principal onde se define a capacidade que permita movimentação segura, que vai se renovando com a saída e entrada em igual número de clientes e frequentadores. 

No Mercado da Produção, o maior de Alagoas, o controle de acesso já ocorrerá em perímetro mais ampliado através de barreiras físicas que disciplinam o fluxo de pessoas, que farão suas compras e sairão do prédio por outra via, também definida por disciplinadores. 

Os serviços de comunicação dos mercados estarão periodicamente informando as medidas de prevenção ao COVID-19, destacando a necessidade da participação e compreensão  de todos. 

Além do controle de acesso para evitar aglomerações de pessoas, tem-se cuidado especial com a limpeza e desinfecção dos mercados públicos".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X