Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Pleno do TJ mantém afastamento de juiz Braga Neto após operação "Bate e Volta"

Segundo a assessoria do órgão, decisão foi por unanimidade de votos; magistrado é investigado por, supostamente, promover tráfico de influência

O pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas  (TJ/AL) manteve, por unanimidade, a determinação do desembargador Fernando Tourinho, Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que afastou, nessa segunda-feira (15), o juiz José Braga Neto por, supostamente, promover tráfico de influência e eventual extorsão com os apenados do sistema prisional alagoano. O esquema foi denunciado pela juíza Renata Malafaia Viana, que integra o colegiado da 16ª Vara de Execuções Penais, e as denúncias embasaram a operação "Bate e Volta".

Na decisão, o magistrado considerou a existência de elementos concretos da possível participação do juiz nesse esquema, inclusive delatado pelos demais Juízes que estão à frente da 16ª Vara Criminal da Capital (Execuções). A decisão monocrática do corregedor foi referendada pelo pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) na manhã de hoje.

Leia também

"Ratificando que desde a publicação dessa Decisão já fica afastado da jurisdição o aludido Juiz, submetendo minha decisão ao Plenário desta Corte na sessão imediatamente subsequente, havendo a ratificação ou não", diz trecho da decisão.

Ainda conforme o desembargador, o juiz Braga Neto tem até cinco dias para prestar informações referentes ao caso.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também abriu procedimento para investigar a conduta do juiz no esquema de extorsão no sistema prisional alagoano, que prendeu quatro advogados em Alagoas, dentre eles, o filho do magistrado, o advogado Hugo Braga.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X