Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ministro destaca trabalho de Collor por obras do Canal do Sertão

Senador vem atuando para que governo federal mantenha repasses para conclusão da obra até 2022

O ministro do Desenvolvimento do governo Bolsonaro, Rogério Marinho, destacou a atuação do senador Fernando Collor (PROS) para que as obras do Canal do Sertão tenham sequência, chegando a quem mais precisa. Marinho esteve nesta segunda-feira (13) em Alagoas e visitou o Trecho IV do Canal do Sertão Alagoano. Há duas semanas, mais R$ 36 milhões foram assegurados pelo Governo Federal para a continuidade das obras. O empreendimento hídrico vai garantir abastecimento a 113 mil pessoas, além da oferta de água para irrigação.

De acordo com Marinho, Collor tem feito um grande trabalho no sentido de ajudar o Ministério a viabilizar os recursos necessários para que a obra do Canal do Sertão não seja paralisada. O ministro ressaltou, ainda, a importância da parceira entre o parlamento e o Executivo para o Brasil. "Mesmo com esta pandemia, quando estamos preocupados em salvar a vida das pessoas, não podemos nos descuidar da economia nem de obras importantes como estas. Água é vida, direito dos humanos e melhoria das condições de saúde das pessoas", expôs ele.

Leia também

O deputado federal Arthur Lira (PP) também participou da visitas às obras federais no interior de Alagoas e destacou o trabalho de Collor na luta por investimentos e ações no estado.

Em maio, Collor enviou ao Ministério a solicitação de recursos para o andamento das obras. O senador destacou que a solução para a falta d'água no Sertão e no Agreste de Alagoas depende do repasse constante e previsível de recursos federais e da diligência do governo estadual na condução das obras.

"Frequentes paralisações provocam graves danos: degradação da estrutura construída, elevação do custo do empreendimento, desaquecimento da economia local e, sobretudo, atrasos no atendimento da população que permanece à espera da chegada das águas", disse Collor ao ministro, ressaltando que a determinação de Marinho é fundamental para a continuidade das obras até seu o ponto final, em Arapiraca, de modo a concluí-las até 2022.

Os trechos I, II e III já estão em operação e abastecem direta e indiretamente 228 mil pessoas nos municípios da região do Alto Sertão (Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Olho D'água do Casado e Piranhas). Já são mais de 500 captações registradas para produtores agrícolas, atividade pecuária e comunidades rurais.

Empreendimento completo 

Todo o projeto do Canal do Sertão Alagoano prevê 8 trechos, com 250 quilômetros de extensão, beneficiando um milhão de alagoanos em 42 municípios. A captação é realizada no Rio São Francisco, na usina hidrelétrica Moxotó. A água que chega à região também é importante para manutenção da Operação Carro-pipa, com a otimização da distância de captação e distribuição à população sertaneja.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X