Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Braskem amplia área e inclui 1.918 imóveis ao programa de apoio à realocação

Empresa foi alvo de cobranças por parte dos moradores, que foram afetados pela atividade de mineração, e órgãos

Após cobranças de moradores e órgãos, a área que receberá apoio para a desocupação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto foi ampliada e passou a incluir 1.918 imóveis localizados na área de criticidade 00 do novo mapa da Defesa Civil. O Termo de Acordo foi assinado entre o Ministério Público Estadual de Alagoas, a Defensoria Pública de Alagoas, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Braskem, em janeiro.

Do total de imóveis, 1.485 estão nos bairros do Pinheiro e Bebedouro, 120 no Mutange e 313 no Bom Parto. O cronograma de ingresso dos moradores dessa nova área ao Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação está em discussão com as autoridades e será divulgado em breve.

Leia também

A partir de agora, para esses imóveis, os custos de desocupação da área ampliada e indenização dos moradores serão arcados pela Braskem. As demais cláusulas do Termo de Acordo permanecem inalteradas. O aditivo será submetido à homologação judicial na 3ª Vara Federal de Alagoas, e deve entrar imediatamente em vigor.

Termo de Acordo

O acordo de janeiro estabeleceu a desocupação de cerca de 4.500 imóveis das áreas de resguardo (em torno dos poços de sal da Braskem) e de criticidade 00 do mapa da Defesa Civil de junho de 2019

Na primeira etapa, que encerrada em abril, 2.217 famílias das zonas A e B do mapa de desocupação foram realocadas, recebendo auxílio financeiro de R$ 5 mil reais e auxílio aluguel de R$ 1 mil mensais. Atualmente, os moradores das zonas C e D estão ingressando no Programa.

Outras 1.739 famílias foram migradas do aluguel social pago pelo Governo Federal para o Programa da Braskem, passando também a receber o auxílio aluguel e as mudanças das áreas de risco já somam 2.618 famílias. Até agora, 721 propostas de compensação financeira foram aceitas.

A Central do Morador, que foi criada exclusivamente para essa finalidade, como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), o atendimento segue sendo feito à distância e o programa prossegue normalmente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X