A vitória matemática do candidato John Biden (Democrata) nas eleições dos Estados Unidos foi muito comemorada pelo alagoano, nascido em Maceió com cidadania americana, Allan Yuri Souza. No país desde 2014, há um ano conquistou a cidadania do país e passou a acompanhar ainda mais os problemas e os desafios do futuro presidente.
"A expectativa é de que ele tome a frente e nos lidere no combate ao Covid-19 que é que está preocupando o mundo inteiro. Sentimos falta da liderança americana para este problema. Para o futuro, espero que ele continue o programa chamada Obamacare que fornece planos de saúde para todos os habitantes do país a preço baixo, já que não existe saúde pública", disse Allan.
Leia também
Ele trabalha com orçamentos, depois de ter chegado aos EUA para estudar produção de TV. Yuri revelou que por conta dos custos com saúde viu amigos enfrentarem problemas financeiros para custearem gastos nessa área.
"Eu sei e tenho amigos que já se quebraram financeiramente por não possuírem plano de saúde quando sofreram qualquer incidente e usaram o hospital", revelou Allan.
Depois de cinco dias após as eleições, ele vinha acompanhando a contagem para a escolha de delegados dia a após dia. E logo após o anúncio da TV Americana CNN não escondeu a felicidade de ver o seu voto também ter ajudado a fazer história.
"A sensação é de extrema felicidade. Isso é um momento histórico para o mundo. Também para mim, principalmente pelo fato de ser minha primeira eleição, primeiro candidato que eu votei e que ganhou a eleição. Eu ainda diria que a verdade venceu a mentira, da forma mais simples e simbólica que eu poderia descrever", definiu Allan.
A pedido da reportagem ele fez uma foto no jardim de sua casa no Estado de Maryland com um adesivo de Biden. Em seguida confirmou que estava a caminho da Casa Branca para se juntar a outros eleitores democratas e celebrar a vitória do seu candidato.