Mesmo com os sintomas de Covid-19, entre eles a perda de olfato e paladar, 53% dos alagoanos nessa situação no mês de setembro não procuraram estabelecimentos de saúde.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (23), e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD COVID-19).
Leia também
De acordo com o instituto, dos 26 mil alagoanos que apresentaram os sintomas da doença (perda de cheiro ou sabor ou tosse, febre e dificuldade para respirar ou febre, tosse e dor no peito) no mês passado, 14 mil não procuraram estabelecimentos de saúde. Contudo, segundo o IBGE, setembro registrou o menor número de pessoas com os sintomas da Covid-19. Em maio eram 108 mil. A redução entre maio e setembro é de 75,9%.
Os números mostram que, na passagem de agosto para setembro, 38 mil alagoanos fizeram algum teste para diagnosticar a Covid-19. Destes, 25 mil (65,7%) eram mulheres e 13 mil (34,2%) eram homens. Até agora, 325 mil alagoanos já se submeteram aos testes, sendo 178 mil mulheres e 147 mil homens.
Em relação aos grupos de idade, os testes em crianças de 0 a 9 anos dobraram entre julho e setembro, saindo de 9 mil para 18 mil. Já entre as pessoas acima de 60 anos, os testes ficaram estáveis em 35 mil em agosto e setembro. O grupo que mais testa são os adultos de 30 a 59 anos, 177 mil no total, sendo 5 mil na passagem de agosto para setembro, mesmo quantidade feita pelas crianças de 0 a 9 anos no mesmo período.