Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Braskem deve apresentar novo calendário para acelerar pagamento de indenizações

Empresa se comprometeu a apresentar até o dia 10, após cobrança feita pelo Ministério Público Federal de Alagoas

A petroquímica Braskem se comprometeu a apresentar, até o dia 10 de novembro, um novo calendário que vise acelerar o pagamento das indenizações às vítimas, cujos imóveis foram afetados pelo afundamento do solo na capital alagoana. O compromisso vem após cobrança feita na última segunda-feira (26), pelo Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL).

O MPF/AL fez a cobrança em reunião telepresencial que contou com a presença de representantes da empresa, dos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), das Defensorias Públicas do Estado (DPE) e da União (DPU) e das Defesas Civis Nacionais e Municipais.

Leia também

A força-tarefa do MPF responsável pelo acompanhamento do caso, composta pelas procuradoras da República Julia Vale Cadete, Juliana Câmara, Niedja Kaspary e Roberta Bomfim, destacou que a demora nos pagamentos tem prejudicado os moradores, que sofrem há mais de dois anos e cobram a imediata redução dos prazos.

É necessário, para liberação dos fundos, a assinatura de acordos individuais entre os moradores e a petroquímica. Diante da cobrança, a Braskem se comprometeu em anunciar um novo calendário com mudanças nos fluxos de pagamentos em até 15 dias após a reunião.

A empresa também foi cobrada a esclarecer sobre os parâmetros usados para as propostas ofertadas aos comerciantes, além do dano material, lucros cessantes e demissão de empregados, ressaltando que, no momento das negociações, devem ser levadas em conta todas as especificidades envolvidas.

Em nota, a Braskem informou que, buscando melhorias nos processos do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, para atender as necessidades e expectativas dos moradores e proprietários de imóveis inseridos no mapa de desocupação da Defesa Civil, até agora, mais de 2.200 propostas foram apresentadas, e 2.000 já foram aceitas. As demais estão em análise pelos moradores

"Desde abril, quando foi concluída a realocação das zonas prioritárias - área de resguardo, encostas do Mutange e do Jardim Alagoas -, o volume de propostas apresentadas vem crescendo, e em outubro deve passar da marca de 450 propostas mensais. As equipes de atendimento foram dobradas e as exigências documentais têm sido simplificadas, assegurando a celeridade e efetividade do programa", destacou o documento.

A empresa informou que apenas 3 propostas foram recusadas. "Todos esses dados são reportados e fiscalizados pelas autoridades signatárias do Termo de Acordo, e compartilhados pela Braskem com a sociedade. A prioridade da Braskem é a segurança dos moradores dos bairros afetados pelo fenômeno geológico, seja propondo ou executando ações com esse propósito".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X