Impactada pela pandemia de Covid-19, a inadimplência dos consumidores alagoanos com a Equatorial Energia atingiu 791 milhões no segundo trimestre deste ano, segundo balanço divulgado pela companhia para acionistas na semana passada.
De acordo com a empresa, as contas a receber da companhia são compostas pelas faturas de energia elétrica e pelos parcelamentos de débitos de faturas de fornecimento de energia vencidos dos consumidores inadimplentes.
Leia também
A empresa explica que, dos R$ 791 milhões, cerca de R$ 675 milhões se referem a contas de clientes que não pagaram até o vencimento da fatura. No balanço divulgado, a Equatorial Energia informa que as medidas de isolamento, combinado às restrições de suspensão de fornecimento de energia determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre março e junho, provocaram queda no consumo e na arrecadação das concessionárias de distribuição de energia elétrica do grupo.
"A companhia estabelece as políticas de cobrança para as classes de clientes para reduzir os níveis de inadimplência e, consequentemente, a recuperação dos valores recebíveis", informou a Equatorial.
"Todas as políticas de cobrança estabelecidas estão em consonância com a legislação e regulamentação específicas, no caso do setor de energia elétrica a Resolução Normativa nº 414 emitida pela Aneel", acrescentou.
Para tentar reduzir a inadimplência, a companhia lançou, recentemente, uma campanha de renegociação dos débitos, que se estende até este sábado (5). Nela, os alagoanos que apresentaram dificuldades para manter as contas de energia em dia na pandemia terão mais uma oportunidade para regularizar a situação com a Equatorial.
"Além de evitar a suspensão do fornecimento e a negativação, os clientes adimplentes podem concorrer a prêmios mensais com a promoção Energia em Dia", explica o gerente de Relacionamento com Cliente da Equatorial, Carlos Morais.
Segundo ele, as negociações podem ser feitas pela Central de Negociação, pelo telefone0800 729 2058. As chamadas podem ser feitas a partir de um celular, com ligação gratuita, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados.
Os clientes também podem fazer o parcelamento das contas pendentes em até 12 vezes no cartão de crédito no sitehttps://al.equatorialenergia.com.br/pagamento-de-faturas/.
"Outra maneira de facilitar ainda mais para a população é a visita dos agentes negociadores que a Equatorial disponibilizou", ressalta. Durante a campanha, os clientes poderão pagar à vista ou parcelar em até 6 vezes os débitos acumulados de março a junho, com isenção de juros, multas, correção monetária, dentre outras facilidades.
Para as dívidas anteriores a março, a distribuidora também oferece outras negociações especiais e personalizadas para cada situação. Em caso de parcelamento, o cliente poderá ter opção de dar entrada, que pode variar de 15% a 50% do valor do débito, a depender do total da dívida, da classe da unidade consumidora e do tipo da negociação que o cliente escolher.