Os postos do Instituto de Identificação no interior do estado vão voltar a funcionar totalmente a partir da próxima segunda-feira (5). Fechados há mais de seis meses devido à pandemia da Covid-19, eles retornam agora devido à flexibilização das normas de isolamento social em Alagoas.
Nesta semana, a previsão é que os estabelecimentos passem por adequações de segurança sanitária para garantir a redução de riscos de infecção. O uso de máscara e o distanciamento mínimo será obrigatório, e será recomendado o uso de álcool para higienizar as mãos. O atendimento só acontecerá após o agendamento eletrônico.
Leia também
Voltarão a funcionar os postos nos municípios de Arapiraca, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Inhapi, Lagoa da Canoa, Matriz do Camaragibe, Murici, e Olho D' Água das Flores. Também serão reabertos os postos em Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.
O agendamento para os postos do interior do Estado será realizado através de um link disponibilizado no site da Perícia Oficial do Estado de Alagoas. Os interessados deverão acessar a página e clicar na opção 'Agendamento interior'.
A chefe administrativa do Instituto de Identificação Shirley Araújo explicou que o agendamento funcionará em um link diferente da capital, e as vagas serão disponibilizadas por períodos semanais. Ou seja, o agendamento eletrônico abrirá no domingo com as vagas disponíveis para a semana.
O horário de atendimento presencial para solicitação, tanto da primeira como segunda via da carteira de identidade acontecerá das 8h às 16 horas. O horário das 16h às 17 horas será destinado apenas para a entrega das carteiras de identidade que já estejam prontas.
O agendamento eletrônico, segundo a instituição, já era uma reivindicação antiga da categoria, que constantemente recebia reclamações de pessoas que tinham de chegar muito cedo e enfrentar longas filas para o atendimento.