Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Obras do Eixo Cepa devem ser retomadas em abril, diz secretaria

Construção foi embargada há mais de um ano; trechos da AL-101 Norte também devem ser iniciados no próximo mês

Depois de mais de um ano paralisadas, as obras do Eixo Cepa, em Maceió, devem ser retomadas pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). A previsão é que os trabalhos voltem em abril, com o trecho da Ladeira do Teobaldo, de acordo com a assessoria de comunicação do órgão.

A construção do eixo, que pretende desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima, havia sido embargada devido a um flagrante de crime ambiental na região.  Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), houve supressão três hectares de vegetação da mata nativa.

Leia também

A paralisação aconteceu ainda em dezembro de 2017. Na época, uma multa de R$ 136 mil foi aplicada ao Governo do Estado, que posteriormente precisou assinar um  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ibama e também com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por conta do crime ambiental.

O acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último mês de janeiro e estipulava medidas de recuperação da área. Com 9 km de extensão, o Eixo Cepa tem início na sede do Ibama, no bairro Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à Ladeira Teobaldo Barbosa.

Do outro lado da Avenida Fernandes Lima está o Eixo Quartel, já entregue. Ele conta com 6 km a partir da Rua Marieta Lages, se estendendo até a Ranildo Cavalcanti, por trás do Hospital do Açúcar. Com o custo inicial previsto em R$ 19 milhões, as pistas têm formato binário - duas paralelas de mão única e sentido contrário.

AL-101 Norte


			
				Obras do Eixo Cepa devem ser retomadas em abril, diz secretaria
FOTO: Divulgação

Além do Eixo Cepa, também devem ser retomadas em abril, segundo a assessoria da Setrande, as obras de duplicação da AL-101 Norte. A secretaria informou que está concluindo o processo licitatórios dos trechos 1 (do Parque Shopping até a Escola Fazendária) e 3 (de Jacarecica até o início da Garça Torta).

Iniciada em janeiro de 2016, a obra tem extensão total de 5,8 km, indo de Cruz das Almas até Garça Torta. A duplicação deve contar com ciclovia, sinalização, drenagem e dois viadutos, um na Avenida Pierre Chalita e outro na Josepha de Mello. A duplicação é executada em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-AL).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X