Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Após denúncia da Gazeta, Renan Filho promete irrigação na Barragem do Bálsamo

Governador lança projeto que havia prometido ainda em sua primeira gestão; agricultores da região, em Palmeira dos Índios, perderam produção em 2019

Após aGazetadenunciar a situação de abandono de agricultores familiares na região da barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, que, desde o início da gestão Renan Filho (MDB), permanecem sem incentivos ou apoio para a produção, o governador prometeu, nesta quarta-feira (08), implantar projeto de irrigação no local.

Na companhia do secretário estadual de Infraestrutura, Maurício Quintella, e do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar da Silva, o governador assinou - após ser pressionado por reportagens da Gazeta - ordem de serviço para as obras de implantação do sistema de irrigação no perímetro de 200 hectares do "Projeto Hidroagrícola da Barragem do Bálsamo", segundo publicado pela agência oficial de notícias do governo do Estado.

Leia também

De acordo com o governo, a primeira etapa prevê a implantação de 200 hectares de área irrigada, para beneficiar 150 produtores da agricultura familiar. A obra, orçada em R$ 5,6 milhões, conforme informou Maurício Quintella, já teria disponíveis R$ 4,7 milhões e deve ser executada pela própria Secretaria Estadual de Infraestrutura.

O projeto, que consta como proposta apresentada por Renan Filho ainda como candidato a governador do Estado, é encaminhado somente agora no segundo mandato, praticamente no sexto ano.

E sem dispor de irrigação, o quadro ainda enfrentado pelos agricultores do Bálsamo é de desolação. Quem tentou produzir neste último ano na região, como mostrou recente reportagem do jornalista Arnaldo Ferreira, para aTV Mar, e ficou na dependência de chuvas suficientes para a lavoura, acabou perdendo a safra.

Este é o caso da agricultora Fernanda Borges, que chegou a cultivar feijão e milho, mas perdeu as duas safras. "Água [irrigada] não tem e tudo fica difícil", declarou na ocasião, apesar de a roça dela ficar a poucos metros da barragem, localizada na divisa entre Palmeira dos Índios, em Alagoas, e Bom Conselho, no vizinho estado de Pernambuco.

E a realidade para quem está do lado pernambucano é completamente diferente. Com projeto de irrigação em pleno funcionamento há anos, a lavoura floresce e produz durante todo o ano.

Sem contar com o mesmo apoio em solo alagoano, o produtor Wanderley Vitório decidiu mudar de estado e passar a produzir a partir de Bom Conselho. Ele se disse cansado de esperar pela irrigação nas terras que possui em Palmeira dos Índios.

A barragem do Bálsamo foi concluída em 1996, na gestão do prefeito de Palmeira dos Índios, à época, Helenildo Ribeiro.

Confira matéria relacionada e, abaixo, reportagem especial sobre o cenário vivenciado pelos agricultores!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X