Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Após denúncias de médicos, internautas revelam rosário de problemas no HGE

Manifestações ocorreram após publicações da Gazetaweb sobre caos que atinge unidade hospitalar, prejudicando médicos e pacientes

As denúncias dos descasos na área da saúde no governo Renan Filho (MDB) e principalmente os problemas que têm ocorrido no Hospital Geral do Estado (HGE), divulgados pelaGazetaweb, provocaram a manifestação de internautas na rede social Instagram, nesta quarta-feira (29). Dezenas de pessoas criticaram a gestão estadual pela situação revelada, nos últimos dias, por entidades como o Conselho Estadual de Saúde (CES) e o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL). Elas reforçaram as denúncias apresentadas pelos médicos e relataram que o quadro no hospital é "muito pior" e que os pacientes sofrem com o descaso do Estado.

"E ainda tem gente aqui defendendo esses políticos. Certamente tem plano de saúde e vem aqui defender quem nem se pronunciou contra a roubalheira das próteses", declarou  a internauta Kátia Cardoso, ao fazer alusão à operação Florence - Dama da Lâmpada, executada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União e que, segundo as investigações, identificou uma "organização criminosa" com atuação na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e no HGE. Parentes do vice-governador, Luciano Barbosa, chegaram a ser presos na ação. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja de R$ 30 milhões.

Leia também

"Eu passei três meses aí no HGE e eu vi a desumanidade quando o ar-condicionado quebra. É um calor terrível que ninguém aguenta. Quando a pessoa vai falar para eles que o ar-condicionado está quebrado, um fica passando pra o outro. Depois de três ou quadro dias é que eles ajeitaram o aparelho", relatou um paciente do hospital. "Só quem já esteve no centro cirúrgico sabe o terror que é observar tantos pacientes amontoados e profissionais da saúde sem ter condições de dar a assistência merecida aos pacientes, justamente por falta de recursos", denunciou outra.

As críticas não param por aí. Eles se queixam que o governo Renan Filho gasta milhões em propagandas, mas a realidade que encontrada no HGE é bem diferente. "Espero nunca mais na minha vida precisar ir ali (HGE). Mataram meu irmão por falta de atendimento e quase matam meu pai", desabafou uma internauta. Uma funcionária do HGE revelou que o caso não é exclusivo do centro cirúrgico, mas se estende a outras áreas do hospital, que deveria ser referência no atendimento de emergência.

"Se fosse só no centro cirúrgico (...), isso se aplica ao hospital todo, porque os postos de enfermagem são verdadeiros fornos. Sou funcionária de lá e já passei mal inúmeras vezes por conta do calor", relatou a servidora. Os internautas também lembraram que, mesmo sem o HGE ofertar condições de atendimentos, o governo de Alagoas constrói outras unidades na capital e no interior. Eles cobram que a gestão consiga, ao menos, atender de forma justa os pacientes do HGE. "E ainda estão construindo outro hospital. O único que tem já não tem condições, imagine com dois pra manter?", questionou um internauta na publicação sobre o caso no hospital.


			
				Após denúncias de médicos, internautas revelam rosário de problemas no HGE
FOTO: cortesia/arquivo

Além da falta de estrutura, os internautas relataram ainda que pacientes que precisam de cirurgias ortopédicas não estão conseguindo atendimento. "Meu primo quebrou o braço de moto e lá no HGE falaram que não faz mais cirurgia. E realmente não fizeram nada com ele", acrescentou um internauta. Diante da propaganda que apresenta um HGE com atendimento de "primeiro mundo", um internauta ironizou a denúncia dos demais e dos médicos, sugerindo que a solução para um atendimento de qualidade no HGE é fácil. "A solução é simples: vamos mudar pra o HGE da propaganda. Ops, esqueci que a propaganda é enganosa", brincou ele.

Conforme os órgãos federais, a ação criminosa descoberta pela operação Florence - Dama da Lâmpada apontou para um desvio de aproximadamente R$ 30 milhões, envolvendo a compra e fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais para o Estado atender a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o internauta Washington Cardoso marcou a página do governador Renan Filho no Instagram, a partir da publicação da Gazetaweb. Desde que as mais recentes denúncias vieram à tona, após a divulgação da operação Florence, o chefe do Executivo estadual tem se mantido em silêncio e utilizado as redes sociais para propagar a construção de novos hospitais por Alagoas e tentar mostrar uma realidade, bastante diferente da enfrentada pela população na rede pública de saúde do Estado. "E a saúde de quem precisa fica por último, que vergonha", pontuou Simone Henrique.

A página de humor "Maceió Ordinário" também reproduziu o áudio gravado por um médico do HGE e divulgado pela Gazetaweb, nessa terça-feira (28), sobre problemas com o ar-condicionado do centro cirúrgico do Hospital Geral do Estado (HGE) com risco de levar a morte pacientes, que passam por cirurgia no local.

"Se já achamos que a situação do HGE é complicada pelo pouco que conseguimos ver, imagina a visão de um funcionário do hospital. É essa situação que o cirurgião tenta narrar no áudio. É inaceitável e extremamente preocupante que o maior hospital do Estado sofra com esses tipos de situações, colocando em risco a vida dos pacientes e profissionais. Qual a opinião de vocês sobre a situação do HGE? Recebemos esse áudio no nosso whatsapp", publicou a equipe da página de humor. Em aproximadamente 3 horas, 58 mil internautas já tinham reproduzido a gravação.

Por meio de nota, divulgada ainda ontem, a direção do HGE havia assegurado que o problema com ar condicionado teria sido solucionado. Agora a tarde, uma comissão de representantes do Conselho Estadual de Saúde deve passar pelo HGE para conferir no local se os problemas apontados foram solucionados. O colegiado chegou a identificar 27 ocorrências que precisam ser corrigidas no hospital.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X