Depois de 13 anos, os aprovados na reserva técnica do concurso para a Polícia Militar (PM) realizado em 2006 estão sendo convocados para avaliação médica, em cumprimento a uma decisão judicial. A lista com os 299 nomes dos aprovados no teste físico está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta-feira (28) e os exames acontecem de 30 de setembro a 11 de outubro.
A publicação foi feita pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) depois da decisão transitada em julgado que determinou que fosse tornado público o resultado da Avaliação de Aptidão Física (AAF) para o cargo de Soldado Combatente. O documento é assinado pelo secretário Fabrício Marques Santos.
Leia também
Os convocados agora devem comparecer à Diretoria de Saúde, sediada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, localizada na Praça da Independência, no Centro de Maceió. A avaliação acontece nos dias 30 de setembro e 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2019, às 8h. A ordem de comparecimento foi publicada no Diário.
O exame será realizado pela Junta Médica da PM e terá caráter eliminatório. O objetivo é conferir se quem foi considerado apto no AAF goza de boa saúde para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação de Praças, quando for o caso, e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
O candidato deverá comparecer munido dos exames complementares relacionados no edital, como hemograma, glicemia de jejum, creatinina sérica e sorologia para HIV, dentre outros. De acordo com a Seplag, a junta médica poderá solicitar ainda a realização de outros testes complementares, além dos previstos, para fins de elucidação diagnóstica.
A Avaliação das Condições de Saúde compreenderá a avaliação clínica e dos exames complementares. Na parte clínica, serão analisadas as circunstâncias cardiopulmonar, ortopédica, oftalmológica, auditiva, odontológica, psiquiátrica, dermatológica e neurológica.
Há mais de uma década o grupo vem cobrando do Governo do Estado, em processos judiciais e com a realização de protestos, a nomeação para os cargos.