Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Casa geriátrica usa cortina de plástico para que famílias possam abraçar idosos

'Cortina do abraço', como foi batizado o item, começou a ser usado há uma semana em lar de idosos de Santa Catarina

Uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI) municipal de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, encontrou uma alternativa para tentar diminuir a saudade que os residentes no local sentem do carinhos dos familiares. Uma cortina de plástico foi instalada para possibilitar as visitas e diminuir riscos.

O item foi batizado de "cortina do abraço", começou a ser usado há uma semana no Lar Municipal São Vicente de Paula e já tem apresentado resultados positivos, segundo a direção do local. Isso porque os idosos ficam mais alegres ao reencontrarem amigos e familiares de fora da instituição.

Leia também

"Desde março, não podíamos visitá-lo. Com esse sistema, conseguimos aliviar a saudade", contou Solange Dallagnol ao visitar o pai, de 76 anos.

Segundo a prefeitura, as visitas são agendadas, duram 20 minutos e os visitantes precisam usar máscaras, roupas de proteção, além de higienizar as mãos. O plástico da Cortina do abraço é desinfetado a cada utilização.

Desde março, com a pandemia, a visita em instituições de longa permanência foram suspensas. Especialistas apontaram em entrevistas ao G1 que o distanciamento da família pode, inclusive, agravar a situação de saúde de alguns idosos.

Para tentar diminuir a distância, as instituições têm disponibilizado telefones para que os residentes e familiares conversem por videochamadas. Agora, a cortina de plástico ajuda na aproximação dos idosos do lar municipal e os familiares. No local, nove idosos tiveram coronavírus e todos se recuperaram, de acordo com a prefeitura.

Balneário Camboriú tem 5,2 mil casos de Covid-19 e 62 mortes, segundo o último boletim do estado. A cidade está em uma das 12 regiões em situação gravíssima por causa do coronavírus.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X