A Prefeitura de Maceió reforçou, nesta sexta-feira (7), com a proximidade do Dia dos Pais, que a entrada de pessoas nos cemitérios públicos e privados da capital para visita a entes queridos segue suspensa, como maneira de conter a proliferação do novo coronavírus na capital.
A suspensão ocorreu em abril, e segue prevista no último decreto, publicado em 31 de julho, no Diário Oficial do Município (DOM), como uma das medidas de combate e prevenção à pandemia de Covid-19.
Leia também
"É importante relembrar a população. Sabemos que, em datas comemorativas, a exemplo do Dia dos Pais, as pessoas querem prestar homenagens aos seus entes queridos. Mas neste momento também devem se preocupar com a preservação das vidas, evitando aglomerações, pois infelizmente ainda estamos em pandemia", frisou Gustavo Acoli Torres, titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
Enquanto perdurar a situação de calamidade em saúde pública, a entrada nos cemitérios é restrita a 10 pessoas, no máximo, autorizadas para participar de velórios e enterros. Os sepultamentos devem ter a duração máxima de uma hora, com o caixão fechado. Idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas ou suspeitas de ter contraído o novo coronavírus não devem comparecer aos cemitérios.
As atividades administrativas dos cemitérios continuam funcionando normalmente, sendo a administração de cada unidade co-responsável pela fiscalização do cumprimento das determinações. Caso contrário, em descumprimento, podem ser submetidas às sanções previstas legalmente.