Nesta segunda-feira (13), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, realizou uma visita técnica nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedoro e Bom Parto, que foram afetados pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Ele teve o acompanhamento do coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.
A Defesa Civil Nacional tem participação nas ações que envolvem as áreas danificadas, participou das discussões que levaram a atualização do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, faz parte da Junta Técnica, além de oferecer suporte a Defesa Civil de Maceió no maior desastre em atividade no Brasil.
Leia também
Para Dinário Lemos, a visita do secretário nacional fortalece as ações realizadas na capital alagoana. Recentemente, a Defesa Civil Nacional reconheceu novamente o Estado de Calamidade Pública nos bairros.
"Nós temos o suporte técnico da Defesa Civil Nacional na gestão do maior desastre em atividade no Brasil. Eles participaram da construção da atualização do Mapa de Setorização de Danos e faz parte da Junta Técnica avaliando os processos de evolução de fissuras e rachaduras nas edificações", disse.
O mais recente pedido de recursos feito pela Prefeitura de Maceió está sendo analisado pela Defesa Civil Nacional. Se aprovada, a medida deve ser ofertada à população com recomendação de realocação ajuda de custo, por meio da concessão de Ajuda Humanitária e se fez necessário uma vez que não há resposta, até o momento, sobre o possível atendimento das novas áreas de realocação pelo Termo de Acordo da Desocupação para as Áreas de Risco.
Ainda na tarde desta segunda-feira, o secretário nacional e o coordenador da Defesa Civil de Maceió acompanham a agenda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na capital.
* Com informações da Defesa Civil Municipal.