Uma operação conjunta realizada na manhã desta sexta-feira (19) efetuou o resgate de um idoso de 78 anos em situação de abandono no Conjunto Frei Damião, no bairro do Benedito Bentes, parte alta da capital. Participaram da ação a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o 5º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo o tenente Alex Acioli, da chefia de Articulação e Política de Prevenção da SSP, a denúncia foi recebida pelo Creas na noite dessa quinta-feira (18) e as equipes foram acionadas. "O idoso foi encaminhado para o HGE [Hospital Geral do Estado] devido à situação de seus dedos, que já estavam necrosando", disse.
Leia também
Um único parente do idoso foi identificado, sendo um filho que estava em posse do cartão da conta onde era depositada a aposentadoria dele. "Uma prisão em flagrante deve ser feita com base no artigo 104 do Estatuto do Idoso", afirma o tenente. O artigo 104 diz respeito à penalidade por reter cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos e pensão do idoso. A previsão é de detenção de 6 meses até dois anos ou multa.
"Ele foi encontrado em uma situação deplorável de abandono, não havia ninguém responsável por perto, aparentava desnutrição e os dedos estavam rijos e com sinais de necrose", disse Acioli. Segundo ele, o idoso não articulava fala e recebia cuidados e assistência básica de vizinhos. Ele aparentemente vivia sozinho no endereço precário.
O senhor será encaminhado para um abrigo que foi providenciado após ele passar pelos cuidados médicos necessários.
A denúncia foi recebida por meio do 181, o disque denúncia. Um fluxograma existe para tratar de violações do direito do idoso, que abarca guarnições de polícia, a SSP e os Creas. O mês de junho é o mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com a data sendo marcada no dia 15.