Flávia Pavanelli, de 22 anos de idade, mostrou para os fãs a realização de procedimento estético com sua dermatologista para conquistar os chamados "foxy eyes", que em português significam "olhos de raposa".
A publicação da influenciadora dividiu a opinião dos internautas no Twitter e reacendeu o debate de apropriação cultural e racismo. "Não há lógica o foxy eye ser pra imitar asiático, ele é uma imitação direta aos olhos de uma raposa. Agora, se alguém fala: 'Nossa vou ficar parecida com asiático', aí é racismo", disse um. "O que racializa pessoas amarelas são os olhos, é o elemento mais marcante na nossa racialização. Pessoas brancas usurparem de um elemento que marca a racialização amarela e transformar em moda é racista", escreveu outro.
Leia também
"Falar que um delineado é imitar um olho puxado você está generalizando nossos olhos a uma simples puxada de maquiagem, que mais uma vez eu digo, que veio do Egito e muitas vezes tem outros objetivos além de alongar os olhos. O que mais vai definir nosso olho não é o puxado, e sim o nosso côncavo. Tanto que existem muitas pessoas com um puxadinho natural que não são amarelas. Comparem fotos de olhos e maquiagens amarelas e foxy eyes. Falar que é a mesma coisa você está generalizando mais uma vez, pois são bem diferentes", disse uma usuária da rede social.
A atriz Ana Hikari também opinou sobre a técnica de maquiagem. "Pra quem tá falando que foxy eyes é 'só estética' que faz referência a 'raposa' e 'nada a ver com asiáticos', só queria dizer uma coisa: essa semana teve blogueira branca saindo do isolamento social pra fazer procedimento estético de foxy eyes e postando story escrito 'eu estou japonesa'.
O chamado "foxy eyes" também é muito usado por modelos como Bella Hadid, Gigi Hadid e Kendall Jenner, que recorrem à maquiagem para modificar o formato dos olhos.