Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Fundo de Amparo aos estagiários durante pandemia é proposto a parlamentares

AL tem um alto índice de desemprego entre jovens, segundo IBGE; objetivo da medida é criar oportunidades e amenizar os impactos da Covid-19 no Brasil

Devido ao crescente índice de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 e 24 anos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) criou o fundo de amparo aos estagiários para resguardar a categoria.

O objetivo da medida é criar oportunidades, amenizar os impactos do vírus em diversas regiões do Brasil e ainda chamar atenção de parlamentares que sejam direcionados a recursos provenientes de suas emendas para esse fundo.

Leia também

De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o estado de Alagoas tem um alto índice de desemprego entre jovens de 18 e 24 anos.

O fundo do CIEE deve custear bolsas de estágio, auxílio transporte e seguro de vida para estudantes da área da saúde, que podem ser recrutados pelas secretarias municipais de saúde para atuar no combate à Covid-19.

A proposta, de acordo com a instituição, foi encaminhada para os parlamentares para que direcionem os recursos para o fundo criado para execução da proposta. A medida acontece em todo o território nacional. Ainda não houve manifestação por parte dos deputados.

Outra intenção da ação é aumentar o número de profissionais auxiliando na manutenção dos serviços essenciais à população, como na área de saúde e na criação de estágios para estudantes de medicina, enfermagem, odontologia e outros cursos do setor.

De acordo com a Supervisora Regional do CIEE em Alagoas, Fabiana Fernandes, explicou que a ação também se estenderá a outras áreas e para jovens com o ensino médio completo ou em processo de conclusão.

Já o ex-superintendente do trabalho de Alagoas, Israel Lessa, contou que o empenho do CIEE foi fundamental para incluir centenas de jovens no mercado de trabalho em Alagoas. ?Vale lembrar que, além de Alagoas, o plano cobre todo país e vai beneficiar muitos estudantes brasileiros. A ação é a esperança para esses jovens que precisam ser amparado devidamente durante e após quarentena, para que sobrevivam à crise.?

Caso o fundo seja aprovado, as prefeituras poderão ser contempladas com a inclusão de estagiários ou aprendizes sem custo para os cofres dos municípios, pois a bolsa e as demais necessidades serão pagos por esse fundo de amparo criado pelo CIEE.

Além disso, ainda de acordo com a instituição, toda prestação de conta será de acordo com a Lei 13.019/2014 e os dados podem ser acompanhados por toda população. "Pela nossa estimativa, inicialmente, haverá uma necessidade de recrutar cerca de mil estudantes de diversas áreas, para apoiar os diversos equipamentos mantidos pelas pastas da saúde dos municípios alagoanos", revelou a supervisora regional do CIEE em Alagoas.

Atualmente em Alagoas são mais de 4 mil estagiários e 1.604 aprendizes inclusos no mercado de trabalho através do CIEE, que está presente no Brasil há quase 60 anos. A instituição faz à intermediação dos estudantes do ensino fundamental a graduação com o mercado de trabalho.

* Com informações da assessoria de imprensa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X