O estado de Iowa será o primeiro a votar nas prévias eleitorais da eleição presidencial dos Estados Unidos. Os moradores do estado farão um caucus, uma espécie de assembleia, nesta segunda-feira (3), apara decidir quais dos pré-candidatos do Partido Democrata irão apoiar.
O Partido Republicano, de Trump, também fará um caucus em Iowa no mesmo dia. Além de Trump, estão concorrendo à nomeação republicana Joe Walsh e William F. Weld, mas o partido já declarou que vai apoiar a candidatura do atual presidente.
Leia também
Por causa disso, ao menos 7 estados já cancelaram as prévias republicanas: Alaska, Arizona, Havaí, Kansas, Nevada, Carolina do Sul e Virgínia. O objetivo é evitar que haja disputa na nomeação de Trump como candidato - que será feita em agosto, na convenção republicana.
Por outro lado, como o nome democrata ainda não foi decidido, até junho todos os 50 estados, o distrito federal e os 5 territórios americanos votarão em caucus - como é o caso de Iowa - ou nas chamadas primárias para decidir quem será o candidato do partido.
Esses votos serão representados por delegados na convenção do partido, em julho. Quem ganhar a maioria dos delegados vence a nomeação - e vai concorrer com Trump nas eleições gerais, em 3 de novembro.
Iowa irá enviar 41 delegados à convenção - que vão representar, de forma proporcional, quantos votos cada candidato recebeu no estado.