Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Após um ano na geladeira, Chicão retorna à arbitragem e fala em recomeço

Acusado de envolvimento em esquema na Paraíba em 2018, Francisco Carlos do Nascimento foi absolvido e garantiu na justiça direito de voltar a arbitrar

Nesta terça-feira (29), o CSA enfrentou o Jaciobá pelo Campeonato Alagoano e venceu por 3x2. No entanto, o maior sentimento de vitória estava presente no árbitro Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, que voltou a ser escalado para uma partida oficial após mais de um ano de inatividade.

"Hoje [ontem] foi um recomeço, o meu primeiro contato com o futebol profissional desde o fim de 2018. Ano passado eu não participei do Campeonato Alagoano, fiquei de fora, e já estou voltando nesta temporada na segunda rodada. O desejo é voltar a ser árbitro principal, mas vai depender da Comissão e dos critérios dela", relatou Chicão, com exclusividade àGazetaweb, ao término da partida no Estádio Rei Pelé.

Leia também

O período de geladeira ocorreu após Francisco Carlos ter sido acusado de participar de esquema de manipulação de resultados no Campeonato Paraibano. O árbitro alagoano e dirigentes dos principais clubes do futebol da Paraíba foram investigados pela Polícia Civil e o Ministério Público na chamada Operação Cartola.


			
				Após um ano na geladeira, Chicão retorna à arbitragem e fala em recomeço
FOTO: Wellington Campos

Na última semana, o árbitro alagoano protocolou junto à CBF uma liminar na justiça que obrigava a Federação Alagoana de Futebol (FAF) a incluir seu nome no quadro e sorteios da arbitragem para as partidas do Estadual. A entidade e a Comissão de Arbitragem acataram a decisão.

AGazetawebacompanhou os passos e observou o comportamento de Francisco Carlos do Nascimento à beira do gramado do Estádio Rei Pelé. Na função de 4ª árbitro, Chicão se mostrou tranquilo e atendeu às expectativas, controlando os ânimos do banco de reservas de CSA e Jaciobá no frenético jogo com cinco gols e o último acontecendo aos 47' do 2º tempo.

"Fico feliz por este retorno. A maioria das pessoas do estado sabe do meu caráter e da minha personalidade. Foi provado no STJD que não tive nenhum envolvimento com aquela situação [esquema na Paraíba]. Fui o único absolvido por unanimidade das acusações. Agora é bola para frente. Serve de lição para mim, não somente na vida profissional, mas na pessoal", disse Chicão.


			
				Após um ano na geladeira, Chicão retorna à arbitragem e fala em recomeço
FOTO: Ailton Cruz

Francisco Carlos do Nascimento foi o árbitro alagoano que alcançou o status de Fifa, ganhando o escudo e autorização da entidade máxima do futebol para apitar jogos fora do Brasil, em 2012. Entre partidas nos Campeonatos das Séries A, B e C, Chicão comandou três partidas do Torneio Toulon, competição Sub-21 entre Seleções realizado na França, em 2014.

"Uma carreira que quando olho para trás me orgulho muito. Porque sair de onde saí, da cidade de Ibateguara, e chegar ao quadro internacional é motivo de orgulho. Espero que depois de hoje [ontem], eu possa dar prosseguimento à minha carreira e possa seguir não apenas nos jogos do Campeonato Alagoano, mas também representando o meu estado fora, como sempre fiz quando árbitro Fifa", declarou.

"A arbitragem é como se fosse um vírus incurável. Eu me contaminei com ela, corre nas minhas veias e no ano que fiquei fora, eu 'comia' futebol todos os horários. Até porque eu não fui afastado, sempre estive no quadro de arbitragem, fazia testes físicos regularmente, cursos teóricos pela CBF. É um novo chicão que está vindo aí. Tudo o que acontece na nossa vida serve de experiência e eu espero poder voltar a ser o Chicão que chegou ao quadro internacional", concluiu.

Aos 42 anos de idade, Francisco Carlos do Nascimento ainda não tem certeza de quando acontecerá o retorno ao comando principal da arbitragem. O sorteio das escalas para a 3ª rodada do Campeonato Alagoano deverá acontecer na próxima semana, antes do confronto Jaciobá x Murici, que abre a rodada na quarta-feira (5).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X