O professor Josealdo Tonholo foi nomeado, na noite dessa quinta-feira (16), para exercer o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelos próximos quatro anos. A nomeação, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).
As datas de posse em Brasília e da cerimônia de transmissão de cargo em Alagoas ainda serão confirmadas, mas devem ocorrer já na próxima semana. O mandato de Tonholo à frente da reitoria da Ufal será de quatro anos.
Leia também
"Ficamos honrados com a nomeação e vamos trabalhar de modo ininterrupto, junto com todos os estudantes, técnicos e docentes de nossa universidade, para fazer uma Ufal cada vez mais presente e atuante rumo ao desenvolvimento educacional, social, cultural e econômico de Alagoas. A comunidade acadêmica e a sociedade alagoana contarão com o trabalho de toda uma equipe devotada à causa do avanço de nosso estado", afirmou o novo reitor da instituição.
Um dos mais respeitados pesquisadores da Ufal, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
Tonholo é professor titular da Ufal e tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.
Desde 2015, Josealdo Tonholo exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.