Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Americana bate recorde de voo espacial único mais longo já feito por uma mulher

Christina Koch conseguiu bater o recorde anterior, de 288 dias, neste sábado (28).

Neste sábado (28), a astronauta americana Christina Koch bateu o recorde de voo espacial único mais longo já feito por uma mulher. Ela  chegou na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 14 de março e já passou 289 dias.

E o marco ainda deve se estender: a missão de Koch à ISS está prevista para terminar só no dia 6 de fevereiro. Quando ela voltar a pisar na Terra, terá passado um total de 328 dias - quase 11 meses - a bordo da estação.

Leia também

As missões costumam durar 6 meses, mas a Nasa (a agência espacial americana) anunciou em abril que estenderia a de Koch até o ano que vem. A missão dela vai ajudar a agência a entender os efeitos de longos voos espaciais - dados que são necessários para apoiar futuras missões de exploração espacial na Lua e em Marte.

Mês mais quente, voo comercial mais longo, maratonista mais rápido; veja alguns recordes batidos em 2019

O recorde da astronauta vale para voos feitos de uma vez só - ou seja, sem "idas e vindas" à Terra. Antes dela, o marco anterior desse tipo alcançado por uma astronauta mulher era de 288 dias, estabelecido pela americana Peggy Whitson, ex-comandante da estação espacial.

O recorde de Koch será apenas 12 dias mais curto que o estabelecido em 2016 pelo astronauta americano Scott Kelly, que passou 340 dias no espaço em um único voo.

Koch também participou, em outubro, da primeira equipe feminina de caminhada espacial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X