A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) continua com as ações de fiscalização no combate ao transporte clandestino em Maceió. Na quinta-feira (19), o Grupamento de Ações Táticas de Transportes (GATT) esteve nas principais vias da Cidade Universitária, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins, para coibir a circulação desta prática irregular.
Durante a fiscalização um veículo foi removido por efetuar transporte clandestino e outros três foram autuados e enviados ao depósito da empresa Transguard devido a irregularidades no licenciamento.
Leia também
Efetuar o transporte remunerado de passageiros, quando não licenciado para esse fim, é considerado uma infração gravíssima de acordo com o artigo 231, inciso VIII do CTB. Quem for flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo é removido ao pátio do órgão e somente é liberado após a regularização da situação.
"Quando o cidadão utiliza o transporte pirata, além de colocar sua vida em risco, acaba incentivando um crime que prejudica a mobilidade urbana da capital. É muito importante que os maceioenses tenham mais consciência e procurem os meios de transportes regulares para se deslocar pela cidade, como os taxis e o coletivo urbano", pontua o assessor técnico de transportes, Alexsandre Serafim.
A população pode denunciar o transporte clandestino em Maceió ligando para a Central de Monitoramento da SMTT, no número 3312-5340.