Algumas imagens que circularam nesta semana em grupos de aplicativos de mensagens chamaram atenção. Elas mostram homens com o fardamento da Polícia Civil e Militar ensinando menores a manusear armas. A prática é proibida pelo artigo 242 da Lei 8.069, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, e representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares (Cedeca) informaram, nesta sexta-feira (15), que devem acionar o Ministério Público da Infância e da Juventude para investigar o caso.

Os arquivos revelam três homens com a vestimenta da Polícia Civil e um da Polícia Militar numa sala que possui o selo do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em uma das paredes. Ao redor deles, várias crianças observam atentamente o que parecem ser as instruções. Em seguida, outras imagens mostram duas crianças manuseando as armas. Os Cisps em Alagoas fazem parte da Secretaria de Segurança Pública.
Leia também
Ainda não se tem maiores informações de onde o fato ocorreu, mas o advogado do Cedeca reforçou a importância de que alguma atitude seja tomada. "A gente pretende fazer uma representação na semana que vem, acionar o MP da Infância. É inconcebível que a Polícia Civil ensine crianças a manusear armas. Está na lei que não se pode fazer isso. Nós estamos tentando descobrir mais informações, nos grupos que enviaram essas fotos", afirmou Cláudio Beirão.
SSP
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) esclarece que as visitas de escolas e demais segmentos da sociedade civil aos prédios das forças policiais é comum e faz parte das estratégias de integração estabelecidas pela SSP.
A pasta esclarece ainda que irá buscar informações sobre imagens divulgadas e que indicariam procedimentos não autorizados.