A exposição "1.61803 Universo Paralelo", em cartaz na Casa da Cultura, em Arapiraca, reúne obras do artista Albério Carvalho, que retratam seu modo peculiar de ver o mundo, transformado em pinturas e esculturas desenvolvidas ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos de carreira nas artes plásticas, somadas a outras criações executadas especialmente para a mostra.
Madeira, ferro, lona, papel, alumínio. São vários os materiais que o artista arapiraquense utiliza como plataforma para lançar suas criações. Nas obras, os sentimentos são variados e levam o expectador à contemplação, assim como a percepção de que Albério Carvalho, nessas mais de duas décadas de atuação, encontra seu estilo de se expressar, notadamente na pintura. Suas pinceladas e cores revelam segurança na mensagem, no retrato, seja de personagens surgidos de sua mente ou mesmo os inúmeros que ganham homenagens espontâneas do artista.
Leia também
E lá estão nomes da música, do teatro, da literatura, amigos, familiares, revelados pelas mãos e o processo criativo do pintor e escultor. Na escultura, as propostas partem desde peças utilizadas como luminárias e com inspiração na cultura popular da feira livre da cidade, movimento também levado às telas inéditas executadas para a mostra.
"Me sinto muito feliz! É muito bom fazer um apanhado das fases e das técnicas que aplico em meus trabalhos e também fazer notar o quanto Arapiraca está nas minhas obras e como isso as tornam alegres e coloridas", declara o artista, despretensiosamente.
Albério Carvalho também é afeito à produção de peças em grandes escalas, algumas delas podem ser conferidas em espaços públicos pela cidade como a praça Luís Pereira Lima, mesmo local onde fica a Casa da Cultura. Na área é possível apreciar e até sentar na "ideia" de celular proposta pelo artista ou apreciar o "globo" e seus continentes em escultura montada no Bosque das Arapiracas.
Já a exposição "1.61803 Universo Paralelo", que tem recebido grupos de estudantes, moradores e visitantes de Arapiraca, fica em cartaz até 15 de janeiro de 2020.