Um total de 25 cágados foram recolhidos mortos nesta quinta-feira (31), na Lagoa de Jequiá, em Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas. Os animais foram encontrados no fim da tarde de quarta-feira (30) por pescadores, mas só foram recolhidos na quinta.
A causa da morte dos animais ainda não foi confirmada. Portanto, não foi descartada uma possível ligação entre a mortalidade e o óleo que mancha o litoral nordestino. Ainda assim, os bichos não tinham contaminação externa pelo petróleo.
Leia também
[VIDEO2]
A área onde os animais foram encontrados é uma reserva extrativista marinha gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo a gestora da unidade, Diana Alencar, foram recolhidos, por eles, 18 animais, que estavam em avançado estado de decomposição. O trabalho foi acompanhado pela prefeitura do município. De acordo com Mariana Santiago, coordenadora técnica da Secretaria de Meio Ambiente, de fato não havia sinal de óleo nos cágados.
As duas explicaram que os animais serão analisados, sendo dois deles levados pela Polícia Federal (PF), para que sejam analisados em Brasília, junto com outros animais que foram encontrados mortos recentemente no estado, como os golfinhos e uma ave oleada. Os outros animais serão levados para o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Viçosa, onde funciona o curso de medicina veterinária.