Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Robô da Nasa faz nova selfie após 2,5 mil dias marcianos em missão

No Planeta Vermelho, dias têm 25 horas e o tempo de missão no calendário da Terra equivale a 2,45 mil dias

O robô Curiosity da agência espacial americana (Nasa) registrou uma nova selfie em Marte. A fotografia foi feita em 11 de outubro deste ano e divulgada nesta quinta-feira (24). Além disso, é a segunda vez que a equipe de cientistas da missão consegue realizar um experimento químico no planeta.

A primeira imagem do Curiosity foi feita apenas 15 minutos após a aterrissagem, em 5 de agosto de 2012. O equipamento está há 2,5 mil dias marcianos em Marte, e usa o sistema da Nasa que orbita o planeta, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). No Planeta Vermelho, os dias têm 25 horas e o tempo de missão já cumprido no calendário da Terra equivale a 2,45 mil dias.

Leia também

Os cientistas perfuraram em 24 de setembro a superfície de uma região chamada de "Glen Etive", parte de uma área argilosa de Marte. Dois furos são vistos no lado esquerdo inferior da selfie, ao lado do robô. As amostras serão analisadas em um laboratório portátil localizado na própria "barriga" do Curiosity.

As rochas de argila, segundo a Nasa, costumam preservar compostos químicos. A equipe da missão pretende observar quais são os compostos orgânicos encontrados no planeta e tentar entender como se formou a região.

Eclipse

Em março deste ano, o robô Curiosity conseguiu flagrar um eclipse solar marciano. Ao contrário da Terra, Marte tem duas luas que orbitam ao seu redor. A lua Phobos é a maior delas, com 11,5 quilômetros de diâmetro. O Curiosity está em Marte desde novembro de 2011.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X