A Reforma Política foi o tema de discussão durante uma audiência pública realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a OAB, seccional Alagoas, nesta quarta-feira (2), na sede da entidade, em Jacarecica. A audiência contou com a presença de autoridades e, também, foi aberta ao público. As temáticas abordadas no evento serão levadas para análise dos deputados na Câmara Federal, em Brasília.
"Alguns temas interessantes que passaram na minirreforma anterior e até o que está por vir amanhã, se houver sessão no governo e modificação no financiamento de campanha, cota de gênero, voto impresso, distrital, candidatura avulsa, tudo isso é importante para que a sociedade venha debater a respeito desses assuntos e que a gente consiga formar uma opinião para passar ao Conselho Federal, para, junto com nossos representantes, na Câmara Federal, possamos fazer com que o Legislativo venha a editar novas normas que sejam benéficas para a sociedade", afirmou o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Gustavo Callado.
Leia também
Para o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., o assunto tratado é de suma importância para a sociedade. "É necessário e urgente falarmos sobre a Reforma Política. Ela é a porta de entrada para soluções e mazelas pelas quais estamos passando. Fico muito feliz por esse debate", explicou o presidente.
Durante a audiência, serão abordadas cinco temáticas apresentadas em painéis, sendo: "A cota de gênero nas eleições", ministrada por Solange Jurema e Davi Lima; "A candidatura avulsa em debate", por Delmiro Campos e Fábio Gomes; "Voto distrital como alternativa", por Jamile Coelho e João Lobo; "Voto impresso", por Davi Gouveia e Gustavo Callado; e "Financiamento de campanha", por Henrique Vasconcelos e Orlando Rocha Filho.