Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Coreia do Norte confirma teste de míssil lançado por submarino

Um dos projéteis caiu em águas japonesas, informou o governo do Japão um dia antes

A agência estatal KCNA informou, nesta quinta-feira (3, horário local), que a Coreia do Norte confirmou o laçamento de um míssil a partir de um submarino.

Um dia antes, a Coreia do Sul e o Japão informaram que o regime norte-coreano havia testado dois projéteis balísticos e que um deles caiu em águas japonesas.

Leia também

Ainda de acordo com a KCNA, o projétil recebeu nome de Pukguksong-3 e é um novo tipo de míssil balístico lançado a partir de um submarino. De acordo com a agência, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, não estava presente no local do teste, mas parabenizou os funcionários.

Informações do governo sul-coreano indicam que os projéteis voaram 450 quilômetros, a uma altitude máxima de 910 quilômetros. Caso se confirmem oficialmente essas informações, este seria o míssil de maior alcance testado desde novembro do ano passado pela Coreia do Norte.

A Guarda Costeira do Japão notificou embarcações para que tomem cuidado após os lançamentos dos projéteis norte-coreanos e que não se aproximem de qualquer destroço encontrado no mar. Entretanto, não há registro de danos a barcos ou aeronaves até o momento.

Em entrevista a repórteres, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, condenou os lançamentos desta quarta-feira. Segundo o chefe de governo japonês, os testes violam resoluções da ONU.

Sétimo teste

Sete lançamentos foram feitos pela Coreia do Norte desde o fim de julho, sendo o mais recente no dia 10 de setembro. Naquela ocasião, os disparos aconteceram horas depois de o país assinar uma nova disposição para retomar no final de setembro as negociações de desnuclearização com os Estados Unidos.

O líder norte-coreano Kim Jong-un, que já havia guiado um teste de lançamento do mesmo foguete múltiplo, disse naquele dia que suas capacidades foram "finalmente verificadas em termos de operações de combate" e que o que ainda deve ser feito com o lançamento do dispositivo é um "teste de execução", segundo a agência estatal KCNA, sem detalhar no que o teste implicaria.

Os testes anteriores aconteceram nas seguintes datas:

  • 25 de julho
  • 31 de julho
  • 2 de agosto
  • 5 de agosto
  • 9 de agosto
  • 23 de agosto

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X