Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Amigas voltam aos estudos e se reencontram em sala de aula após 41 anos em SP

Separação aconteceu em 1978, quando as meninas tinham 14 anos

Após 41 anos separadas, duas amigas se reencontraram no primeiro dia de aula da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que funciona na Escola Estadual João Pires de Camargo, em Araraquara, em São Paulo. Era Sílvia Aparecida de Oliveira espantada em ver entrando sua amiga de infância Iraci Hermínio Alves. As duas fizeram escola rural juntas e perderam contato quando deixaram de estudar.

"Já estava todo mundo sentado e eu cheguei atrasada e direcionei o olhar para o fundo da sala pensando onde eu ia sentar, aí escutei o grito e gritei de volta: Nossa!", contou Iraci.

Leia também

As duas se conheceram muito novas no assentamento rural Bela Vista, onde moraram na infância. Nas décadas de 1960 e 1970 frequentaram a mesma escola, mas pararam os estudos por pressão da família.

Agora, aos 55 anos de idade e com os filhos criados, retomaram - ao mesmo tempo - o sonho de concluir os estudos e foram surpreendidas ao se reencontrarem na sala de aula.

"Eu lembro que a mãe dela era merendeira da escola e fazia uma comida muito gostosa. E a mãe dela morava próximo à escola e, às vezes, nós íamos à casa dela ", contou Iraci. "Nossa, eu lembro de um bolo que sua mãe fazia (diz olhando para Silvia), muito bom. Eu ia na casa dela interessada na mãe dela e isso aí contribuiu para nossa amizade (risos)."

Com a amizade renovada, as duas devem concluir juntas o ensino médio mais de 40 anos depois de terem deixado a sala de aula e a vida uma da outra.

Vidas separadas, mas iguais

A separação aconteceu em 1978, quando as meninas tinham 14 anos. Mesmo longe uma da outra, as duas seguiram trajetórias muito parecidas. Deixaram a escola depois de completarem o ensino fundamental para se casarem e foram absorvidas pela vida familiar até que, com a saída dos filhos de casa, retomaram o sonho de concluir os estudos.

"Como se diz, primeiro eu era do pai e depois eu fui do marido. O pai sempre achando que não precisava estudar, mas sempre gostei e sou frustrada por não ter seguido. Eu acho que iria pela área da educação ou da saúde que eu gosto muito", afirma Iraci.

Já Silvia contou que sempre gostou de ler e estudar, mas deixou a escola quando se casou.

"Sempre dizia que um dia ia voltar, queria voltar. E ver a minha amiga voltando também foi muito bom, foi incrível, foi uma coisa muito legal. Muitos anos sem ir à escola e aí você volta e tem uma pessoa assim, que conviveu, que gosta bastante."

Reencontro de almas

Os mais de 40 anos que Silvia e Iraci ficaram afastadas parece que não existiram. O reencontro aconteceu no primeiro dia de aula do EJA, em 31 de julho, e pouco depois, as duas já trocaram confidências e marcaram de fazer os trabalhos escolares juntas.

"Você ficou 40 anos sem ver, mas aí tem uma coisa na sua vida que você conta para ela. Você convive com as pessoas, mas não consegue contar, mas para ela eu consigo. É uma coisa legal", diz Silvia.

"Eu acho que é uma amizade sincera, é uma sintonia que ficou, que a gente se gostava mesmo, desde aquele tempo, é uma coisa sincera mesmo, é de alma", diz Iraci. "É de alma, falou tudo", confirma Silvia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X